Como reconhecimento pelo empenho da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) na implementação de princípios de sustentabilidade socioambiental na Prefeitura de Sorocaba, o Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), conferiu à secretaria o Selo A3P de Sustentabilidade na Administração Pública – o “Selo A3P: Verde”. O Selo é conferido às instituições públicas que fazem a adesão formal ao Programa Agenda Ambiental na Administração Pública com o objetivo e promover a divulgação de práticas de gestão baseadas em conceitos de sustentabilidade. Sorocaba aderiu à iniciativa em novembro de 2014.
“Este selo indica que estamos desenvolvendo metodologias e projetos voltados para a gestão ambiental da Administração Pública dentro dos preceitos do programa do Governo Federal. A Prefeitura de Sorocaba está preocupada em desenvolver estas ações e trabalhar com a economia de energia, de água, papel e outros materiais do ponto de vista da sustentabilidade”, destaca Clebson Ribeiro, secretário do Meio Ambiente.
Uma das ações implementadas na Prefeitura de Sorocaba é o Programa “Carona Solidária”, com o objetivo de incentivar os funcionários da Prefeitura de Sorocaba, da Urbes – Trânsito e Transportes e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) a oferecerem e/ou pegarem carona no trajeto de casa para o serviço e vice-versa. Além de economizar, a medida visa contribuir para a redução do congestionamento, diminuir a poluição do ar e a emissão de gases do efeito estufa.
Outra iniciativa que faz parte do A3P é a distribuição de canecas de acrílico aos servidores municipais para que eles evitem utilizar os tradicionais copos plásticos.
Além de aderir oficialmente ao programa, a Prefeitura de Sorocaba envia relatórios de monitoramento ao MMA. Este relatório de monitoramento é um dos mecanismos que a A3P possui para analisar o desempenho dos órgãos públicos, no qual é possível diagnosticar quais são as dificuldades e as boas práticas em um determinado assunto como, por exemplo, resíduos sólidos ou licitações sustentáveis.
A Secretaria do Meio Ambiente ainda recebeu um certificado de outorga do MMA e a autorização para utilizar a logomarca do selo conquistado.