Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/secretaria-de-saude-vai-montar-comissao-de-etica-medica-na-rede/
Acessado em: 01/12/2025 - 08h22

Secretaria de Saúde vai montar Comissão de Ética Médica na rede


 

Grupo será estruturado com o apoio CRM, que ainda será parceiro em capacitações de profissionais que atuam na Administração Municipal

Uma reaproximação entre a Secretaria Municipal de Saúde (SES) e a Delegacia de Sorocaba do Conselho Regional de Medicina (CRM) será consolidada com a criação de uma Comissão de Ética Médica (CEM) na Administração Municipal e uma série de cursos para capacitar profissionais da área médica que atuam na Prefeitura de Sorocaba.

A parceria foi definida em encontro na manhã desta quarta-feira (27), na SES, entre o secretário da Saúde Francisco Antonio Fernandes e o presidente da regional do CRM em Sorocaba, Jefferson de Oliveira Delfino. “O objetivo é juntar forças para reforçar a importância do papel educativo na área médica, por meio de ações organizadas e com vistas a melhorar o atendimento voltado ao paciente”, explica o secretário.

Esse caráter educativo é o ponto-chave na implementação dessa Comissão de Ética, que começará a ser discutida e montada para englobar todos aqueles que atuam nas unidades de saúde da Rede Municipal, garante Francisco. “A ideia não é atuar de forma punitiva, mas educacional e pedagógica, para proporcionar que o profissional exerça a medicina na melhor forma possível”, destaca o secretário.

“É instruir para não punir. Vamos apresentar um projeto de Comissão de Ética Médica, uma normatização importante que o município não pode deixar de tê-la”, assegura Jefferson Delfino. Apesar do foco principal, tanto ele como o secretário, enfatizam que o CRM não deixará de atuar em casos de descumprimento dos preceitos morais e do Código de Ética Médica.

Cursos

A regional do CRM e a Secretaria vão definir um cronograma de cursos de capacitação para médicos que atuam na Rede Municipal. Estão previstas ações voltadas ao projeto de residência médica, bem como para ginecologistas da rede, este último com apoio da Associação de Obstetrícia e Ginecologia de São Paulo (Sogesp). “Também propomos uma ação educativa direcionada aos médicos cubanos que atuam no município, sob orientação do próprio CRM”, aponta Jefferson. O secretário apoia a iniciativa e adianta que buscará apoio do CRM para viabilizar mais ações no futuro.