Reconhecimento pelo trabalho de equipe, atendimento e serviços prestados aos munícipes. Na última sexta-feira (28), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) da Prefeitura de Sorocaba, recebeu a certificação ISO 9001:2008. O anúncio da certificação foi feita pelo auditor da Quality Service Brazil, Benedito Affonso, representante da empresa de origem Suíça, com sede em Zurique, reconhecida pelo Fórum Internacional de Acreditação (IAF), que acompanhou os trabalhos da Sedet nos últimos doze meses.
A certificação envolveu diversos setores da Pasta, como: Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Espaço Empreendedor, Banco do Povo Paulista, Metareciclagem e Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios (Uniten). A partir de agora, a Sedet passa a integrar o seleto grupo de autarquias públicas certificadas pela Quality Service no Brasil que, dentre outros, tem como instituições certificadas: a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; Secretaria da Fazenda e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro; o Conselho Regional de Administração do Estado de São Paulo; Câmara de Vereadores de Ribeirão Preto.
O secretário Geraldo Almeida explicou que o processo de certificação teve início em 2012, quando a pasta ainda se chamava Secretaria de Relações de Trabalho (Sert). Ao longo do tempo, o projeto foi remodelado para atender as estratégias da nova estrutura, sendo também alinhado ao Desenvolvimento Econômico, Agronegócio, Turismo e Trabalho, que também definiram as diretrizes e metas na nova gestão da Sedet. “Dentro da administração pública é esperado atendimento com qualidade aos munícipes e esta certificação é uma forma de sistematizar os processos, garantindo o cumprimento desta linha de atuação”, explica Almeida.
O primeiro passo dessa conquista foi a definição da Missão da Sedet: desenvolver, planejar, coordenar e executar as atividades relacionadas ao desenvolvimento econômico. Inclui, ainda, o encaminhamento do trabalhador nos programas de qualificação e aprimoramento da mão de obra; intermediação do emprego, fomento à geração de renda por meio de estímulo à atração de investimentos, além de atender ao empreendedorismo e à inovação visando crescimento de oportunidades e competitividade.
Os principais benefícios com a certificação são: controle dos procedimentos, planejamento como forma de trabalho, organização e padronização nos processos, melhor relacionamento com os parceiros, inclusive as demais secretarias municipais, aplicação de ferramentas de gestão em seus serviços, antecipação de não-conformidades (possíveis problemas) através do estudo de medidas preventivas, ação de processos de melhoria contínua, pesquisas, total transparência nos serviços e atendimento ao cidadão com qualidade e excelência.
Como explica Geraldo Almeida, a certificação só foi possível porque houve sinergia entre todos os setores e colaboradores da Secretaria. Foram definidos quinze processos e respectivos indicadores – atendendo aos padrões internacionais de gestão da qualidade – para avaliar a eficácia dos trabalhos e dos serviços prestados aos munícipes. “Esta certificação é mais um passo de uma longa caminhada que temos pela frente, sempre pensando em melhoria continua”, ressalta.
A Quality Service é a única certificadora Suíça no Brasil. Seus auditores, além de acompanhar o desempenho funcional, realizaram entrevistas com os munícipes atendidos nas repartições gerenciadas pela Sedet. “Com a ISO 9001, a Secretaria e a Prefeitura de Sorocaba entram na vanguarda como órgão público de referência. É uma ferramenta importante também na administração, na gestão pública e não só em empresas privadas”, concluiu.