Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/secretaria-da-saude-divulga-novo-boletim-epidemiologico-da-dengue/
Acessado em: 17/01/2026 - 11h12

Secretaria da Saúde divulga novo boletim epidemiológico da dengue

Por: Silvia Arruda – ssajo@sorocaba.sp.gov.br

Documento mostra dados do ‘Ano Dengue 2015-2016’, conforme diretrizes do Ministério da Saúde.

A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), por meio da Área de Vigilância em Saúde, divulgou nesta quarta-feira (14) o novo Boletim Epidemiológico da Dengue e das Febres Chikungunya e Zika. Esta edição do documento mostra os dados sobre as doenças na cidade a partir do ‘Ano Dengue 2015-2016’, que teve início no último dia 5 de julho (Semana Epidemiológica 27), conforme diretrizes do Ministério da Saúde. De acordo com o boletim, entre os dias 5 de julho e 10 de outubro foram notificados 503 casos suspeitos de dengue em Sorocaba, sendo que vinte deles (3,9%) foram confirmados. Desse total de casos confirmados, dezesseis são autóctones e quatro são importados.

Segundo o diretor da Vigilância em Saúde, Rafael Gonçalves Reinoso, o número de casos registrados no segundo semestre deste ano preocupa a SES. “O aumento de casos positivos de dengue no segundo semestre de 2014 sinalizava a possibilidade de epidemia em Sorocaba neste ano. A situação atual é parecida com a do mesmo período do ano passado: há novamente a possibilidade de um grande número de casos da doença no primeiro semestre de 2016”, comenta.

Atenta aos registros de casos e tentando minimizar ao máximo o aumento deste número no próximo Verão e em 2016, a SES já está intensificando as ações de prevenção e combate, além de manter as permanentes, que ocorrem o ano todo.

Ações de combate ao Aedes aegypti

Para minimizar a infestação do Aedes aegypti no município, as equipes da Divisão de Zoonoses da Área de Vigilância em Saúde da SES visitaram 59.453 imóveis entre os dias 5 de julho e 13 de outubro visando a remoção e o tratamento de possíveis criadouros, além da orientação aos munícipes e busca ativa de pacientes suspeitos. Estas vistorias foram realizadas em parceria com a Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN).

Foi realizada, neste mesmo período, a nebulização costal em 4.710 imóveis ao redor das áreas em que há casos confirmados de dengue ou de suspeitos de Chikungunya e Zika.

Desde o dia 21 de setembro – início do contrato firmado com empresa terceirizada para fornecimento de três caminhões para a realização de arrastões – foram retiradas 35 toneladas de criadouros das residências e terrenos vistoriados durante as visitas de casa em casa.

Visando a intensificação das ações e consequente contenção da infestação do mosquito, foi publicada a Lei Municipal nº 11.190, de 06 de Outubro de 2015, visando o incremento e estruturação da equipe de combate à dengue e demais endemias transmitidas por vetores.

Educação, comunicação e mobilização social

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da SES, lançou no dia 16 de setembro uma nova Campanha de Combate à Dengue em 2015-2016. A ação conta com a participação de outras secretarias municipais, com maior articulação entre as mesmas.

No lançamento da campanha, cada Secretaria apresentou projetos de combate à Dengue, contando com a participação de voluntários e entidades de classe comprometidas com a comunicação e mobilização social para auxiliar na

conscientização e engajamento da população na luta contra o mosquito transmissor não só da dengue, mas também das febres Chikungunya e Zika.

Também foram firmadas parcerias com empresas e instituições que se responsabilizaram com a comunicação e mobilização social na divulgação de folhetos informativos.

Chikungunya e Zika

Em relação à Febre Chikungunya, do dia 5 de julho até a presente data, foram notificados três casos suspeitos, sendo um positivo importado da Bahia e dois que aguardam resultado de exames.

Quanto à febre pelo vírus Zika, neste mesmo período foram cinco notificações, sendo três descartadas e duas ainda estão em processo de avaliação clínica.