Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/secom-resgata-concurso-jornalistico-e-publicitario/
Acessado em: 19/01/2026 - 04h26

Secom resgata Concurso Jornalístico e Publicitário e as inscrições já começam na segunda-feira, dia 8

Por: Marcelo Andrade

A Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom) resgatou o tradicional Concurso Jornalístico e Publicitário da Prefeitura de Sorocaba, premiação que marcou uma geração inteira de profissionais da imprensa e da propaganda na cidade. Dividido em várias categorias, o concurso reconheceu durante anos o trabalho de repórteres, fotógrafos, apresentadores, redatores, diretores de arte e outros profissionais da comunicação, até ser desativado após sua edição de 2015. Agora, reformulado e com valor ainda maior em prêmios aos vencedores, a nova lei que institui o concurso foi sancionada nesta quinta-feira (4) pelo prefeito José Crespo, data em que também foi publicada no Jornal do Município. E as inscrições já têm início na próxima segunda-feira, dia 8, e prosseguem até o dia 8 de novembro. A premiação acontece em evento marcado para o dia 10 de dezembro, no Teatro Municipal “Teotônio Vilela”.

O secretário de Comunicação e Eventos, Eloy de Oliveira, responsável por idealizar o retorno e a modernização do concurso, já que a primeira edição ocorreu em 1996, comemorou o resgate desse tradicional evento que visa premiar os melhores trabalhos publicitários e jornalísticos de Sorocaba. “A nossa ideia era que ele já tivesse sido resgatado no ano passado, ou seja, no primeiro ano da gestão do prefeito José Crespo, mas por questões orçamentárias não foi possível. Agora, o novo concurso chega para ficar e traz com algumas alterações em comparação com a versão anterior”, disse o secretário, que completou: “Fizemos adaptações importantes, de modo a tornar o concurso mais dinâmico e priorizar, sobretudo, o talento dos colegas profissionais e a excelência de seu trabalho, além de valorizar a produção que enfoca os serviços públicos”.
Basicamente, a mudança enxugou o número de troféus em cada categoria do prêmio (imprensa jornal e revista, rádio, televisão, publicidade e web), de modo a otimizar os recursos públicos e, sobretudo, valorizar a qualidade jornalística e publicitária em sua essência: o bom texto, as boas imagens, a profundidade e a inteligência da comunicação. “Excluímos, por exemplo, a diferença entre ‘melhor reportagem’ e ‘melhor reportagem investigativa’, uma vez que toda reportagem deve, por excelência, investigar os fatos, analisar os seus contextos, ouvir todos os lados e buscar as melhores formas de transmitir as informações”, diz Eloy de Oliveira.

Categorias


De acordo com o novo regulamento definido, os prêmios e troféus serão divididos em cinco categorias: Imprensa (jornal e revista); Rádio, Televisão, Publicidade, além de Web (World Wide Web). Na categoria Imprensa, os troféus serão conferidos para o Melhor Suplemento ou Caderno Especial, denominado Troféu “Eloísa Elena Claro”; Melhor Reportagem ou Série de Reportagem: Troféu “Alcyr Guedes Ribeiro”; Melhor Reportagem Impressa Sobre Boas Práticas no Serviço Público: Troféu “Manoel Mota”; Melhor Jornal de Empresa: Troféu “Jorge Guilherme Senger”; Melhor Jornal de Bairro: Troféu “José Carlos Paschoal”; Melhor Fotografia Jornalística: Troféu “Jurandir Baddini Rocha” e Melhor Coluna Social: Troféu “Guyma Baddini”.

A empresa responsável pela veiculação deverá atestar a autoria do trabalho inscrito quando ele não for assinado. Será admitida a inscrição de um trabalho por concorrente. Cada concorrente deverá apresentar cinco exemplares do trabalho inscrito, de maneira a não deixar dúvidas quanto à data da veiculação.

Na categoria Rádio os troféus serão conferidos ao Melhor Programa Jornalístico de Rádio AM: Troféu “Jurandir Matheus Mercado”; Melhor Programa Jornalístico de Rádio FM: Troféu “Paulo Barbosa”; Melhor Apresentador de Rádio AM: Troféu “José Rodrigues da Silva” (Nhô Juca); Melhor Apresentador de Rádio FM: Troféu “Ésper Adade”; Melhor Reportagem de Rádio AM: – Troféu “Carlos Gomes”; Melhor Reportagem de Rádio FM: Troféu “Fernando de Luca Neto”; Melhor Reportagem de Rádio Sobre Boas Práticas No Serviço Público – Troféu “Luís Adolfo Pinheiro”.

Neste caso, também a empresa deverá atestar a autoria do trabalho inscrito e seu período de veiculação. De acordo com o regulamento, cada concorrente deverá apresentar cinco cópias do trabalho inscrito, com a duração de até trinta minutos cada, sendo admitida edição. Será admitida a inscrição de um trabalho por concorrente.

Na categoria Televisão os troféus serão conferidos ao Melhor Programa Jornalístico: Troféu “Francisco Camargo César”; Melhor Reportagem ou Série de Reportagens: Troféu “Cleude Carlos Costa”; Melhor Imagem Jornalística: “Rui Batista Albuquerque Martins”; Melhor Programa de Entretenimento: Troféu “Abelardo Barbosa” e Melhor Reportagem de Televisão Sobre Boas Práticas no Serviço Público: Troféu “Vitor Cioffi de Lucca”. A empresa deverá atestar a autoria do trabalho inscrito e seu período de veiculação. Cada concorrente deverá apresentar cinco cópias do trabalho inscrito, com duração de até trinta minutos, sendo admitida edição. Será admitida a inscrição de um trabalho por concorrente.

Na categoria Publicidade os troféus serão conferidos ao Melhor Outdoor: Troféu “Salomão Pavlovsky”; Melhor Campanha ou Peça Publicitária Impressa: Troféu “Milton Ribeiro Pinto”; Melhor Campanha ou Peça Publicitária Radiofônica: Troféu “José Ferraz Filho”; Melhor Campanha ou Peça Publicitária Televisiva: Troféu “Ary Madureira Filho”; Melhor Fotografia Publicitária: Troféu “Álvaro Zalla” e Melhor Campanha Sobre Boas Práticas no Serviço Público: Troféu “José Crespo Filho”.

Nesta categoria, a produtora deverá apresentar cinco exemplares do trabalho inscrito e comprovar sua veiculação, mencionado a autoria e período de uso. Cada produtora poderá apresentar qualquer número de campanhas, peças ou fotos, sendo vedada a participação do(s) mesmo(s) autor(es) em mais de um trabalho inscrito.

Já na categoria Web (World Wide Web) os troféus serão conferidos ao Melhor Portal Jornalístico: Troféu “Flávio Moraes”; Melhor Blog Jornalístico: Troféu “Orlando da Silva Freitas”; Melhor Fanpage Jornalística: Troféu “Roque Pires do Amaral” e Melhor Matéria ou Artigo Sobre Boas Práticas No Serviço Público: Troféu “Rubens Pellini Filho”.



Valores dos prêmios

Os valores dos prêmios concedidos serão fixados em R$ 2.000,00 para cada uma das categorias premiadas, valor esse que será corrigido anualmente pelo Índice de Preços ao Consumidor Ampliado – (IPCA). Ainda, segundo o regulamento, todos os trabalhos jornalísticos e publicitários concorrentes aos prêmios e troféus instituídos por essa lei deverão, obrigatoriamente, versar sobre assuntos que digam respeito ao município de Sorocaba.

A comissão julgadora será integrada por um representante da Academia Sorocabana de Letras, outro da Associação Sorocabana de Imprensa, mais um da Associação das Agências de Propaganda de Sorocaba e Região e um representante da Câmara Municipal de Sorocaba e outro da Prefeitura de Sorocaba. Em caso de empate, o prêmio será dado tantas vezes quantos forem os vencedores daquela categoria.
As inscrições já têm início na próxima segunda-feira, dia 8, e prosseguem até o dia 8 de novembro. Elas devem ser feitas na própria Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom), no primeiro andar do Palácio dos Tropeiros, que fica na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.041, no bairro Alto da Boa Vista, das 9h às 16h.