A decisão foi tomada a partir de estudo desenvolvido por servidoras municipais
Com o objetivo de promover o uso consciente dos recursos naturais, uma das causas incentivadas pelo prefeito José Crespo, a Secretária de Cidadania e Participação Popular (Secid), Suélei Gonçalves, estabeleceu a normativa nº 01 de 29 de Novembro de 2018, que promove o uso racional de água nas Casas do Cidadão de Sorocaba. A decisão foi tomada após as servidoras Joyce Ribeiro, da Secid, e Ana Maria Pereira, da Secretaria da Fazenda – Sefaz, desenvolverem um estudo durante o curso A3P – TBP Ambientação, promovido pela Secretaria de Recursos Humanos (Serh) na Escola de Gestão ‘José Caetano Graziano’.
Conforme a normativa, a Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo) deve realizar a cada 3 meses, a partir deste primeiro mês de 2019, a manutenção preventiva de torneiras e caixas acopladas das unidades das Casas do Cidadão. Segundo a Secretária da Secid, Suélei Gonçalves, a medida deve gerar ainda mais economia financeira e dos recursos naturais. “Esta iniciativa promove a sustentabilidade do nosso planeta, garantindo o abastecimento das gerações futuras, além da economia financeira aos cofres públicos”, ressalta Suélei.
De acordo com Joyce Ribeiro e Ana Maria Pereira, a escolha da Casa do Cidadão como objeto de estudo se deu pela familiaridade com o ambiente, pois trabalham em uma das unidades de Sorocaba.
Durante o desenvolvimento do curso, as servidoras públicas realizaram medições diárias no hidrômetro e verificação in loco da rotina de utilização da água na Casa do Cidadão da avenida Nogueira Padilha (Vila Hortência). Com os dados, foi possível criar uma tabela de consumo diário, dividida por períodos, e, assim, analisar o perfil do consumo do local.
O resultado do projeto foi apresentado na Biblioteca Municipal para uma banca examinadora da Fundação Toyota do Brasil e por autoridades convidadas.
O curso A3P – TBP Ambientação, feito em parceria com a Fundação Toyota do Brasil, habilita os municípios para a capacitação e envolvimento dos servidores municipais em melhor utilizar os recursos nas atividades cotidianas das repartições públicas.
Muito Mais Por Sorocaba!