Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/saude-vacina-pacientes-acamados-contra-a-gripe-em-domicilio/
Acessado em: 30/11/2025 - 06h57

Saúde vacina pacientes acamados contra a gripe em domicílio

Por: Evenize Batista - ecbsilva@sorocaba.sp.gov.br

A Secretaria da Saúde de Sorocaba está vacinando os pacientes acamados da cidade contra a gripe. Quase duas mil pessoas já foram imunizadas em domicílio pelas equipes do Programa Melhor em Casa e, seguindo o calendário da campanha de vacinação, o período de inscrições para esses atendimentos foi prorrogado até 09 de junho. Pacientes que não fazem parte do programa precisam que o responsável apresente declaração médica para solicitar a vacina em uma das 32 Unidades Básicas de Saúde da cidade.

A vacinação domiciliar teve início no mesmo dia da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe, 17 de abril, para os pacientes inscritos no Programa Melhor em Casa. Na mesma data foram abertas inscrições em todas as UBSs da cidade para demais acamados solicitantes deste serviço.

Até o momento, 99% dos 850 pacientes do programa já foram imunizados. Além da pessoa acamada, o cuidador também tem direito à dose da vacina para estar protegido contra a gripe. Segundo a enfermeira Elizangela Leôncio de Souza, coordenadora do serviço, até o momento foram aplicadas 1700 doses pelo programa e mais 254 em pessoas inscritas nas UBSs da cidade.

Maria José dos Santos, de 83 anos, é acamada há catorze devido a sequelas de dois acidentes vasculares cerebrais (AVC) e foi vacinada nesta segunda-feira, em sua própria casa, no Parque São Bento. A filha Severina Arcanjo da Silva, de 53 também recebeu a vacina e elogiou a iniciativa. “Se não trouxessem a vacina em casa, minha mãe ficaria sem vacinar, ela não sai daqui porque é muito difícil de locomover. Só tiramos de casa em situação de emergência”, explicou.

Para pessoas não acamadas, a vacinação da gripe continua até dia 09 de junho nas UBSs de Sorocaba, de segunda a sexta-feira. Podem ser vacinados: idosos, gestantes, crianças (6 meses a 4 anos), os profissionais da saúde, as puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias), pessoas portadoras de doenças crônicas (com prescrição médica), professores, auxiliares de educação, policiais civis e militares, funcionários do Poupa Tempo, funcionários dos Correios e trabalhadores da Defesa Civil.