Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/saude-reforca-a-vacinacao-contra-o-sarampo-para-viajantes-e-profissionais-de-turismo/
Acessado em: 14/01/2026 - 23h55

Saúde reforça a vacinação contra o sarampo para viajantes e profissionais de turismo

Por: Silvia Arruda – ssajo@sorocaba.sp.gov.br

A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Área de Vigilância em Saúde, reforça a orientação sobre a importância da vacinação contra o sarampo aos viajantes, profissionais que atuem no setor de turismo, participantes de eventos de massa, motoristas de táxi, funcionários de hotéis, restaurantes e outros que mantenham contato com viajantes visitantes. A orientação atende a recomendação da Secretaria de Estado da Saúde.

A chefe da Vigilância Epidemiológica de Sorocaba (VE), Renata Guida Caldeira, explica que devido à atual situação epidemiológica global e nacional, a participação em eventos de massa – como a Copa América 2015, que está acontecendo no Chile –  e a proximidade das férias de julho, período com grande chance de deslocamento de pessoas para regiões com circulação do vírus, as pessoas devem ficar alertas quanto à necessidade de proteção contra o sarampo, especialmente antes da viagem, pois é grande a chance de se exporem à infecção ao visitar áreas de risco dentro e fora do país.

“Recomendamos aos viajantes e aos participantes de eventos de massa que estejam com suas vacinas atualizadas antes de viajar para qualquer destino ou do início do evento – preferencialmente 15 dias antes da viagem”, diz Renata.

A chefe da VE lembra que a vacina SRC (sarampo, rubéola e caxumba) é de rotina e aplicada a partir de um ano de vida. “A vacina SRC é recomendada a todos, com especial atenção aos viajantes com destino à região Nordeste do país; incluindo crianças de seis meses a um ano. As crianças menores de seis meses de idade não devem ser vacinadas, assim como as gestantes e os viajantes que apresentem contraindicações médicas para receber a vacina”, informa Renata.

Quando retornar de viagem é preciso ficar atento aos sintomas. “Se a pessoa apresentar febre e exantema (manchas vermelhas no corpo) deve evitar deslocamentos e o contato com outras pessoas, até que possa ser avaliado por um profissional da saúde. A pessoa também deve procurar imediatamente o serviço médico, informando o trajeto de sua viagem”, orienta Renata.

As doses da vacina SRC estão disponíveis nas 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba, durante horário normal de funcionamento de cada uma delas. É importante apresentar o cartão de vacinação na UBS, mesmo que seja o cartão da infância. Se por acaso a pessoa não tiver este cartão, será emitido um novo na UBS. A lista de endereços está disponível no site da Prefeitura de Sorocaba, no link:      http://www.sorocaba.sp.gov.br/portal/servicos/unidades-basicas-de-saude-enderecos[1]

Endnotes:
  1. http://www.sorocaba.sp.gov.br/portal/servicos/unidades-basicas-de-saude-enderecos: http://www.sorocaba.sp.gov.br/portal/servicos/unidades-basicas-de-saude-enderecos