Saúde realiza capacitação para representantes e colaboradores do Instituto Diretrizes

Por: Vander Deziderio (Programa de Estágio) - Supervisão Marcelo de Almeida Júnior

A Secretaria da Saúde (SES) realizou uma capacitação com os representantes, funcionários e colaboradores do Instituto Diretrizes, (Organização Social que será responsável pela total gestão das UPHs Norte e Oeste), com o objetivo de apresentar, orientar e esclarecer dúvidas sobre como funciona o fluxo de cada setor da secretaria. O encontro aconteceu na última quarta-feira (30) no salão de vidro do Paço Municipal e contou com a presença das representantes de cada setor.

A médica e coordenadora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Dra. Kátia Kaam Salvestro o SAMU, iniciou o ciclo de apresentações explicando como o setor é administrado, a equipe e os procedimentos para realizar os atendimentos em parcerias com as unidades de urgência e emergência.

Dando continuidade, a Dra. Maria Fernanda Benevenuto Fontão, responsável pela coordenação técnica de urgência e emergência, apresentou a área da Central de Regulação de Leitos (CRL), explicando como é a rotina desse setor. Ela especificou todas as divisões sobre a regulação de leitos, a equipe que compõe A CRL e a forma de contato. Também foi abordado a importância sistema CROSS (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde), que é utilizado pelos profissionais.

Seguindo com as apresentações, a Coordenadora da Vigilância em Saúde, Dra. Priscila Helena dos Santos, apresentou o setor que ela coordena e com exemplos de situações que ocorrem o município e abordou os casos de dengue e febre amarela, temas atuais na saúde. Também foi apresentado gráficos para mostrar o histórico da cidade em relação aos vírus da dengue, chikungunya, febre amarela e dengue.

O evento também contou com a presença da Chefe da Divisão de Atenção à Saúde, Fernanda Coradini Carlos, que apresentou aos convidados como a Atenção básica é formada. Outro ponto foi apresentar os papéis da rede, que entre eles está o de acolher os usuários, de forma qualificada, humanizada e ordenada.

Finalizando as apresentações, a Coordenara do Serviço de Assistência Municipal Especializado (SAME), Dra. Priscila Rangel Dordetto e a Coordenadora do Programa Municipal de IST/HIV/AIDS/HV e do centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Helena Ferreira Solla, apresentaram seus respectivos setores. Alertaram também sobre possíveis situações que os profissionais podem enfrentar, se tratando de doenças sexualmente transmissíveis e sobre os medicamentos que as unidades precisam ter para efetuar o atendimento.

Muito mais por Sorocaba!

Tags: