Saúde realiza capacitação para enfermeiros sobre sífilis
Por: Bruna Barreto (Programa de Estágio) - Supervisão Marcelo de Almeida Júnior
A Secretaria da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Educação Permanente, realizou na última quinta-feira (09) uma capacitação para enfermeiros da rede municipal sobre o manejo da sífilis. O intuito foi esclarecer os procedimentos de tratamento dos pacientes com sífilis, atualizar dados sobre a doença, a identificação e as condutas com os casos suspeitos desde a notificação, exames e encaminhamentos. A capacitação ocorreu no Salão de Vidro do Paço Municipal e contou com 60 profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Cerest (Centro de Referência à Saúde do Trabalhador de Sorocaba) e da Policlínica Municipal de Especialidades “Edward Maluf”.
Segundo a coordenadora do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), Helena Solla, a capacitação serviu para melhorar a atuação do enfermeiro, sendo uma estratégia para facilitar o acesso ao diagnóstico e tratamento da sífilis. “No momento crítico que vivemos em relação à sífilis e outras doenças sexualmente transmissíveis, é fundamental ter capacitações assim para diminuir o risco de agravos ao paciente, e quebrar a cadeia de transmissão da doença, evitando que isso chegue, inclusive, nos bebês”, comenta Helena.
O médico Edison Luiz de Campos, apresentou dados e explicou sobre as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) sintomáticas, mostrando todos os fluxos dos exames e de tratamentos. “As capacitações são importantes para a preparação de todos. Porque só assim vamos garantir que os profissionais de saúde estejam preparados para a identificação e tratamento dessa doença”, reforça Edison. Além disso, encerrou a capacitação respondendo dúvidas referentes ao tema, com a colaboração das enfermeiras do CTA, Ana Maria Lopes e Luciana Frutuoso.
As pessoas que quiserem realizar testes de HIV, sífilis e hepatites B e C podem procurar o CTA/SAME (Serviço de Atendimento Municipal Especializado), que fica situado à rua Manoel Lopes, 220, na Vila Hortência, e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Além do CTA, os exames de ISTs podem ser feitos nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Os testes rápidos são simples. É coletado sangue da ponta do dedo e o resultado fica pronto entre 15 e 20 minutos. Para consultar o horário de atendimento e endereço das UBSs, basta acessar o link: http://saude.sorocaba.sp.gov.br/destaques/unidades-basicas-de-saude/ .
Muito mais por Sorocaba!
Tags:Saúde
