Com a missão de conscientizar a população em combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya, zika e febre amarela, a Secretaria da Saúde (SES) mobiliza inúmeras ações através das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). As atividades também têm o intuito de orientar os cidadãos cada vez mais sobre os devidos cuidados contra o mosquito e minimizar a infestação dos criadouros.
Na UBS Vila Barão foi realizado na última quarta-feira (27) uma passeata pelo bairro, intitulada como “Combate ao Aedes Aegypti”. A ação teve o objetivo de alertar a população sobre a importância da eliminação dos criadouros do mosquito, e visou combater o aumento de número de notificações de arboviroses (dengue, zika, chikungunya e febre amarela). O território já possui um caso positivo de dengue.
O evento contou com a participação de enfermeiros, agentes comunitários de saúde, profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF), residentes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e multidisciplinar, estagiários de enfermagem da Faculdade Anhanguera e toda a comunidade local.
A enfermeira, Salete Ferreira, frisa a importância de terem mais ações como essa, pois conscientizam a população de maneira leve e eficaz. “Conseguimos atingir nosso objetivo principal que é a orientação sobre as arboviroses. O desempenho da equipe fez com que as pessoas despertassem o olhar para a prevenção, e cuidados com o mosquito”, reforça Salete.
Outro fator importante e de destaque, foi uma paródia criada pelos estagiários, e que todos os integrantes cantaram para reforçar ainda mais esta ideia. A estagiária de enfermagem, Natália Nunes Andres De Oliveira, acompanhou todo o processo da composição e se sentiu muito feliz por ter ajudado a contribuir com esta ação. “Tivemos a ideia de criar uma paródia porque ela tem uma letra fácil e que gruda na cabeça de todos. Nosso principal intuito foi de fazer algo que todos cantassem, além disso, orientar e reforçar todos os cuidados necessários para a eliminação dos criadouros do mosquito”, comenta.
A passeata percorreu ruas que foram identificados os maiores números de notificações, para que assim, todos ficassem protegidos e se conscientizassem sobre estas doenças. Os integrantes da passeata finalizaram a ação na UBS, reforçando e orientando algumas pessoas sobre a importância de combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.
Para o aposentado, José Francisco Reis, de 76 anos, ações assim são importantes e ajudam a minimizar a infestação dos criadouros do mosquito. “É muito bom ter atividades assim porque tiram nossas dúvidas e nos orientam da melhor maneira. Sendo assim, um dos métodos mais eficientes para a comunidade local se prevenir”, explica.
Já na (UBS) Nova Sorocaba, em parceria com a Divisão de Zoonoses, foi realizado nesta quinta-feira (28) um arrastão de combate ao mosquito Aedes aegypti, na feira livre do bairro local. O intuito desta ação foi para que toda a comunidade tenha uma orientação apropriada, tomem os devidos cuidados e se conscientizem. A ação contou com a equipe de enfermagem e dos estagiários da unidade, a fim de intensificar a divulgação e orientar os moradores para que todos fiquem atentos.
A UBS Rodrigo nos dias 12 e 19 de março em parceria com a Escola Municipal Edward Frufru Marciano da Silva, realizou palestras com objetivo de promover o combate às arboviroses e reforçar os cuidados para prevenir a proliferação do mosquito. Nesta ação participaram 360 crianças, e ao final da palestra cada criança recebeu um jogo da memória com alusão ao tema.
A Secretaria de Saúde (SES) informa que sobre denúncia de criadouros do Aedes aegypti, as pessoas devem acionar a Zoonoses por meio do canal 156 ou pelo site da Prefeitura: http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento/#/Home/Solicitacao ou ainda procurar uma das Casas do Cidadão para registrar a ocorrência. Também é possível registrar a ocorrência pelo WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município através do número (15) 99129-2426, das 8h às 17h. Em seguida, uma equipe técnica vai ao local e faz a inspeção da área para tomar as devidas providências.
Muito mais por Sorocaba!