Saúde Mental dá continuidade ao Projeto Educação Permanente
Por: Marcelo Almeida
Com o objetivo de contribuir para a qualificação teórica técnica dos profissionais da rede, a Secretaria de Saúde (SES), por meio da Coordenação de Saúde Mental, promoveu capacitações para os cuidadores das 26 Residências Terapêuticas da cidade. As ações foram realizadas nos dias 13 e 16 de novembro, através do Projeto Educação Permanente.
O tema neste mês foi o “Histórico do movimento da Reforma Psiquiátrica no Brasil e a implantação de novos modelos de atenção psicossocial”, que visa trabalhar com esses profissionais o histórico e objetivos da reforma psiquiátrica, para contextualização do trabalho realizado. A organização foi ministrada pela psicóloga Patricia Antoneli e pela terapeuta ocupacional Analu Ribeiro, que compõem as equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família da rede municipal.
No dia 13, a capacitação ocorreu no Salão de Vidro, localizado no Paço Municipal e contou com a presença de 42 cuidadores. Já no dia 16, mais 42 cuidadores receberam orientações no auditório da Biblioteca Municipal. Segundo a coordenadora de saúde mental, Fernanda Biudes, o projeto oferece capacitação todo mês, visando o fortalecimento da rede. “A ideia das capacitações contínuas é que o nosso sistema de saúde mental na cidade possa estar cada vez mais fortalecido e humanizado”, explica Fernanda Biudes. A próxima capacitação será realizada nos dias 11 e 12 de dezembro. O tema será o mesmo, mas destinado somente aos técnicos de enfermagem de todas Rts.
Tags:Saúde
