Saúde inicia Mutirão Municipal para 4 mil cirurgias de catarata
Por: Evenize Batista - ecbsilva@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Emerson Ferraz
Pacientes que estão há até quatro anos aguardando por uma cirurgia em Sorocaba começaram a ser atendidos neste sábado (06) no Primeiro Mutirão Municipal de Cirurgias de Catarata. Quatrocentas pessoas foram agendadas para esse primeiro sábado de mutirão para consultas e exames no sistema de triagem. Para aqueles que confirmaram indicação cirúrgica, os exames pré-operatórios também já foram realizados e os pacientes só precisarão voltar ao hospital em data agendada para realizar o procedimento.
O Mutirão de Catarata foi planejado pela Secretaria da Saúde de Sorocaba com a gestão do contrato já existente entre a administração municipal e o Banco de Olhos de Sorocaba, onde todos os serviços serão realizados gratuitamente para os pacientes. Em visita ao hospital no início da manhã, o secretário da Saúde, Rodrigo Moreno, explicou que estão previstas 4 mil cirurgias para este ano. “Os pacientes são cadastrados na rede municipal de saúde e começaram a ser convocados no mês passado pelas nossas Unidades Básicas para comparecer ao BOS e dar início aos atendimentos”, destacou. Trezentas pessoas já foram triadas nesse período, enquanto a rede municipal e o hospital começaram a testar os fluxos e planejar a abertura oficial do mutirão. Destes primeiros atendidos, 110 já tiveram cirurgias marcadas.
Outras quatrocentas pessoas foram chamadas para este sábado com horários agendados desde às 6h. “Fiquei muito feliz quando me ligaram ontem (sexta-feira) avisando que tinha que estar aqui hoje cedo. Não perdi tempo porque estou esperando há três anos”, comentou a costureira aposentada Luiza Carriel, de 66. Desde 2014 com os dois olhos comprometidos por cataratas, Djalma Ferreira da Silva, de 66 anos, compareceu ao hospital acompanhado da esposa porque já não consegue se deslocar sozinho. “Estamos casados há 47 anos e ultimamente ele precisa de ajuda para muita coisa. A cirurgia vai devolver a capacidade dele”, contou, esperançosa, Joana Maria de Camargo, de 63.
Limitada para fazer tarefas básicas do cotidiano, como ler e cozinhar, Maria do Socorro de Lima, de 73 anos, já operou a catarata mas voltou a ter uma avaliação cirúrgica. Moradora do jardim Renascer, enquanto saía da sala de triagem, a aposentada elogiou o sistema de atendimento deste sábado com várias etapas atendidas no mesmo dia. “Cheguei perto das 7h e minha parte já está quase terminando”, comentou. Uma hora e meia foi o tempo planejado pelo hospital para que o paciente passasse por todos os exames e consultas durante o mutirão, conforme explicou o médico Fernando Cresta, chefe do departamento de catarata do BOS. Para conseguir este feito, a escala do mutirão conta com vinte médicos e mais 35 funcionários do Banco de Olhos.
Tags:Catarata, Mutirão da Saúde, Mutirão de Catarata, Mutirão de Cirurgias, Mutirão de Cirurgias de Catarata, Saúde
