Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/saude-inicia-atividades-em-escolas-para-orientar-alunos-sobre-as-ists/
Acessado em: 01/12/2025 - 16h25

Saúde inicia atividades em escolas para orientar alunos sobre as ISTs

Por: Bruna Barreto (Programa de Estágio) - Supervisão Marcelo de Almeida Júnior

Com o intuito de orientar e prevenir sobre as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), a Secretaria da Saúde (SES) começou no mês de abril atividades em escolas da cidade, a fim de informar e combater essas doenças. A ação tem o objetivo de alertar os adolescentes sobre a sífilis e o HIV, e para o risco de propagação de outras ISTs, como HPV, herpes genital, gonorreia e hepatites. 

No dia 09 de abril, a primeira ação foi realizada na escola E.E “João Rodrigues Bueno” para 400 alunos. As atividades propostas foram caixas com diversas perguntas escritas pelos adolescentes referentes ao tema. A partir disso, aconteceu uma conversa e orientações seguindo os questionamentos, e fazendo um paralelo com os temas das ISTs para que eles tomem os devidos cuidados. Os temas sobre o consumo abusivo de álcool e a multiplicidade de parceiros também foram assuntos debatidos, pois são de extrema importância e exige atenção de todos, principalmente na adolescência.

Segundo a coordenadora do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), Helena Solla, estas atividades são importantes e ajudam no desenvolvimento e conscientização dos jovens. “A abertura para esse tipo de diálogo é um método eficaz de enfrentamento da epidemia porque os jovens precisam de informações para tomarem as decisões de sua vida de maneira mais consciente”, enfatiza Helena.

Na última terça-feira (23) as atividades aconteceram na escola E.E “Antonio Miguel Pereira Junior” e terminam nesta sexta-feira (26), já nesta quarta-feira (24) serão realizadas novamente na escola E.E “João Rodrigues Bueno”.

Em maio, no dia 07, a escola ETEC “Fernando Prestes” receberá as orientações e atividades, já no dia 13, o Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) “Prof. Norberto Soares Ramos” também contará com a ação. A escola E.E “Doutor Gualberto Moreira” receberá três dias de orientação, sendo os dias 13 de maio e 03 e 05 de junho.

Vale lembrar que além destas atividades nas escolas, a SES também adquiriu 40 mil revistas educativas “passatempos” para utilizar em ações de combate a essas doenças. Apesar de o material ser focado para jovens, o conteúdo é válido para todas as pessoas se informarem de forma lúdica e entretida em relação ao HIV, sífilis, gonorreia, clamídia e hepatite B.

As pessoas que quiserem realizar testes de HIV, sífilis e hepatites B e C podem procurar o CTA/SAME (Serviço de Atendimento Municipal Especializado), que fica situado à rua Manoel Lopes, 220, na Vila Hortência, e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Além do CTA, os exames de ISTs podem ser feitos nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Os testes rápidos são simples. É coletado sangue da ponta do dedo e o resultado fica pronto entre 15 e 20 minutos.

Para consultar o horário de atendimento e endereço das UBSs, basta acessar o link: http://saude.sorocaba.sp.gov.br/destaques/unidades-basicas-de-saude/[1] .

Muito mais por Sorocaba!

Endnotes:
  1. http://saude.sorocaba.sp.gov.br/destaques/unidades-basicas-de-saude/: http://saude.sorocaba.sp.gov.br/destaques/unidades-basicas-de-saude/