A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), por meio da Área de Educação em Saúde, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e a Universidade de Sorocaba (Uniso), realizaram na tarde desta quinta-feira (21) a primeira reunião de avaliação geral dos Programas de Residência em Saúde da rede municipal. Além do secretário municipal da Saúde, Armando Raggio, também estiveram presentes no encontro a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Edith Maria Di Giorgi, e o prefeito Antonio Carlos Pannunzio.
A reunião, que contou com a participação dos preceptores dos programas, residentes e dos coordenadores das Regionais de Saúde da SES, teve como objetivo promover o diálogo entre as partes e buscar formas de aprimorar os Programas de Residência desenvolvidos na rede municipal de Saúde de Sorocaba, a partir das avaliações realizadas pelos protagonistas envolvidos e das devolutivas elaboradas pelas equipes gestoras. O encontro foi realizado no auditório do Bloco D da Cidade Universitária da Uniso.
“Esta reunião é como a devolutiva da 7ª Conferência Municipal de Saúde, que realizamos em junho: é dar um retorno aos participantes dos Programas de Residência para consolidá-los em nossa rede. Também queremos aperfeiçoar nosso relacionamento e nosso diálogo”, comentou o secretário da Saúde, enaltecendo a atuação dos residentes na rede. “É uma satisfação imensa contar com vocês no processo de renovação de nossa Secretaria”, disse Raggio.
Durante a reunião, foi realizada uma oficina pedagógica pela equipe da Universidade Aberta do SUS (UNASUS/Unifesp), para a construção do Projeto de Apoio à Preceptoria no SUS. Os participantes também assistiram à palestra sobre o tema “Importância e Capacidade da Rede de Saúde Pública como um Cenário de Ensino Aprendizagem”.
A Prefeitura de Sorocaba deu início em abril aos cinco Programas de Residência na rede municipal de Saúde, com apoio do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação: Residência Médica nas áreas de Psiquiatria e Medicina de Família e Comunidade e Residência Multiprofissional em Saúde nas áreas de Saúde da Família, Urgência/Emergência (em convênio com a PUC-SP) e Saúde Mental (em convênio com a Uniso).
Os Programas de Residência Médica e Multiprofissional em Saúde da Prefeitura de Sorocaba contam com um cenário diversificado de prática, dentro dos requisitos pedagógicos do programa, incluindo a rede de Atenção Primária do município, a Rede de Atenção Psicossocial, Urgência e Emergência, Ambulatórios de Especialidades e Área de Vigilância em Saúde. São mais de 100 residentes atuando em unidades da rede municipal de Saúde.
Mais Médicos
Na última terça-feira (19), Raggio conduziu, nos mesmos moldes, uma reunião de avaliação do Programa Mais Médicos, do Governo Federal. Participaram, além dos 39 profissionais do programa que estão atuando em nove Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, coordenadores das regionais da SES.
O encontro ocorreu na Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios (Uniten).
A SES solicitou ao Ministério da Saúde 50 profissionais para o programa. Por isso, aguarda a chegada de mais cinco médicos para atuar na Estratégia Saúde da Família (ESF) e seis médicos para o Programa Melhor em Casa.