Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/saude-encerra-1a-turma-da-oficina-de-humanizacao/
Acessado em: 30/11/2025 - 07h30

Saúde encerra 1ª turma da oficina de humanização

Por: André Reis - areis@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) promoveu, nesta quinta-feira (28), o último encontro da Oficina de Implementação da Política Nacional de Humanização para os servidores que atuam nos setores administrativos das unidades de saúde. As próximas oficinas serão para servidores que atuam nas áreas de enfermagem e coordenadores.

O secretário da Saúde, Francisco Antonio Fernandes, fez a abertura do evento, realizado no auditório da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), no Alto da Boa Vista. “A saúde é uma área descentralizada, com várias unidades que precisam se interligar mais para que a população tenha um atendimento resolutivo”, ressalta.

Fernandes destaca que para o setor administrativo foram quatro encontros, atendendo 160 servidores municipais. “Eles receberam informações sobre acolhimento e sobre a humanização, que é importante para que as pessoas tenham um atendimento digno”, disse. Ele explica que o objetivo é fazer com que os casos rotineiros sejam resolvidos e não se percam pelo caminho.

Outra proposta da oficina é fazer com que os funcionários saibam como funciona o SUS, a Saúde no município e as áreas para resolver cada uma das demandas. “Treinar significa mostra, informar, dar conhecimento a essas pessoas que estão no dia a dia da saúde e, por isso, estamos fazendo com que todos falem a mesma língua e que os problemas se resolvam”, conclui.

Para o técnico administrativo, Elio Maia, 35 anos, que atua na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Haro, essa interação é muito importante. “Nosso objetivo é melhorar cada vez mais o atendimento para o público”, disse.

Durante o treinamento os participantes recebem orientações quanto à comunicação e expressão, ética profissional e relações de trabalho e empreendedorismo. Além de instruções que enfocam comunicação verbal e não verbal, escuta qualificada, postura, olhar e segurança dos fluxos de trabalho, conceitos éticos, além de respeito às crenças e valores.

A supervisora de Área da Saúde da SES, Diéssika Falleiros, destaca que a meta é qualificar os procedimentos de atendimento e que a troca de informações nesses encontros tem sido muito importante para a melhoria dos serviços e das relações.

Outros temas trabalhados na oficina são os princípios e diretrizes da Política Nacional da Atenção Básica à Saúde, Política Municipal de Humanização, Liderança Servidora, Práticas Integrativas, Regulação Municipal e organização de serviços e fluxos. A oficina conta com palestras de representantes das secretarias da Saúde e de Planejamento e Gestão (SPG), com apoio da Secretaria da Administração (Sead).

No próximo dia 5 de maio será a vez de os enfermeiros passarem pelo mesmo treinamento. Em junho participam da capacitação os coordenadores de unidades.