Saúde distribui revistas educativas para orientar população sobre as ISTs
Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br
Com o objetivo de orientar e sensibilizar a população sobre as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), a Secretaria da Saúde (SES) adquiriu 40 mil revistas educativas “passatempos” para utilizar em ações de combate a essas doenças. Apesar do material ser focado para jovens, o conteúdo é válido para todas as pessoas se informarem de forma lúdica e entretida em relação ao HIV, sífilis, gonorreia, clamídia e hepatite B.
De acordo com a coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Helena Solla, a revista é distribuída em todas as ações educativas extramuros e capacitações técnicas. “Recentemente estivemos na penitenciária e utilizamos desse conteúdo para ajudar em todas orientações. É um material bem divertido, fácil e colabora no objetivo de sensibilizar a sociedade sobre essa tema”, explica.
A revista possui um resumo de apresentação de todas as ISTs e atividades lúdicas como caça-palavras, jogo dos erros, risque as letras, caça-quiz, entre outros.
Conforme a SES, as pessoas que quiserem realizar testes de HIV, sífilis e hepatites B e C podem procurar o CTA/SAME (Serviço de Atendimento Municipal Especializado), que fica situado à rua Manoel Lopes, 220, na Vila Hortência, e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Os testes rápidos são simples. É coletado sangue da ponta do dedo e o resultado fica pronto entre 15 e 20 minutos.
Muito mais por Sorocaba!
Tags:Saúde
