Saúde capacita gestores, cuidadores e técnicos das Rts
Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br
A Secretaria de Saúde, por meio da Coordenação de Saúde Mental, realizou na sexta-feira (27), na UPH Zona Oeste e Caps III “Alegria de Viver”, um ciclo de capacitações aos gestores, funcionários e colaboradores das residências terapêuticas de Sorocaba. As orientações foram passadas através da equipe multiprofissional de saúde.
No Caps III “Alegria de Viver”, cuidadores de 9 Rts participaram de palestras que destacaram o cuidado com medicamentos e sobre a história e reforma da saúde mental no Brasil. O farmacêutico Edson Steffen frisou a importância da administração dos medicamentos nos horários corretos para que não haja consequências nas ações dos efeitos. Steffen também ressaltou sobre a escolha do líquido à ingestão do medicamento. “Muitas pessoas ficam na dúvida na hora de escolher o melhor líquido para administrar a ingestão do remédio, o melhor líquido é a água”, detalha Steffen. Na área de terapia ocupacional, as profissionais Vanessa Campos, Priscila Furlan e Elaine Porto, elencaram importantes tópicos para uma gestão humana nas residências terapêuticas, apresentaram trecho do filme “O papel das Rts no tratamento psiquiátrico” e administraram uma dinâmica com alimentos.
Já na Unidade Pré-hospitalar Zona Oeste foi produzido uma orientação que teve o objetivo de preparar todos os técnicos de enfermagem das 26 Rts. Em parceria com a equipe multiprofissional de reabilitação do programa “melhor em casa”, os funcionários receberam orientações sobre os cuidados e manejos com os moradores acamados e restritos de mobilidade nas RTs.
“Atualmente Sorocaba conta com 26 Rts e nosso planejamento é que todas as 26 recebam capacitações numa periodicidade mensal. A ideia das capacitações contínuas é que o nosso sistema de saúde mental na cidade possa estar cada vez mais fortalecido e humanizado”, explica a coordenadora de saúde mental, Fernanda Biudes.
