“Saúde Bucal na Escola” alinha critérios de atendimento
Por: André Reis - areis@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Emerson Ferraz
A Secretaria da Educação (Sedu), por meio do Programa Escola Saudável, em parceria com a Secretaria da Saúde (SES) promoveu, na manhã desta quinta-feira (03), um encontro com diretores das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino para alinhar os critérios de solicitação dos atendimentos da Saúde Bucal na Escola.
O programa conta com cinco módulos, que são consultórios instalados na unidade escolar para realização de todo o tratamento; outros três trailers, também equipados com consultório e o Serviço de Prevenção e Triagem.
De acordo com a gestora de Odontologia da SES, Ana Paula Penna Vallilo, de fevereiro a agosto do ano passado foram atendidos aproximadamente 19 mil alunos. “É importante fortalecer cada vez mais essa parceria e, com isso, alinhar todo o trabalho a ser desenvolvido”, explica.
Durante o encontro a gestora reforçou junto aos diretores das unidades a importância de um preparo para receber as equipes de dentistas nas unidades. “É importante que, ao receber o programa, a escola motive as crianças”, lembra.
Para fazer o atendimento odontológico na unidade escolar, a equipe necessita da autorização dos pais ou responsáveis pelas crianças. Segundo Ana Paula, assim que a equipe chega na unidade é realizado todo o trabalho de escovação para que os alunos sejam examinados.
Para o gestor de Desenvolvimento Educacional do Programa Escola Saudável, Luis Gustavo Maganhato, o encontro teve dois intuitos. O primeiro, a necessidade de fazer com os diretores um alinhamento sobre os critérios para que a escola possa receber as equipes de trabalho.
Outro fator é fortalecer essa relação entre Saúde e Educação, centrado na importância de fazer com que, quando a escola receba a Saúde Bucal, possa ser realizado um trabalho educativo com as crianças. “Com esse encontro podemos fortalecer cada vez mais a questão da prevenção, do hábito e higiene” explica.
Nesta Semana os módulos do Saúde Bucal estão instalados nas seguintes unidades: Centro de Educação Infantil “Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes” (CEI-14), no bairro do Éden; Escola Municipal “Profª Inês Rodrigues Cesarotti”, no Parque Vitória Régia; “Duljara Fernandes De Oliveira”, no Jardim Santo Amaro; “Ary De Oliveira Seabra”, no Cajuru e “Dr. Oswaldo Duarte”, no Wanel Ville.
Já a equipe de Educação e Triagem percorre as escolas municipais “Avelino Leite De Camargo”, na Vila Nova Esperança; “Profº Benedito Jose Nunes”, no Parque Esmeralda; Centro de Educação Infantil “Elvira Nani Monteiro” (CEI-33), no Jardim Tupinambá e Centro de Educação Infantil “Yolanda Prestes Neder” (CEI-71), no Jardim Nova Esperança.
Tags:Educação, Escola Saudável, Saúde
