Saúde atinge média de 6 horas para transferências de internações
Por: Marcelo de Almeida Jr.
Desde que assumiu a gestão da cidade em 2017, o prefeito José Crespo vem melhorando a saúde pública do município. As transferências de pacientes adultos das Unidades de Urgência e Emergência para hospitais atingiram uma média histórica no mês de setembro, cerca de seis horas de espera. Aos assumir como prefeito de Sorocaba, alguns casos demoravam de dois a três dias para serem transferidos. Agora, em relação aos pacientes infantis, a média de espera é de três horas.
De acordo com a secretária da Saúde, essas melhorias refletem em medidas de gestão como contratação de leitos e agilidade no fluxo de transporte e transferências. “Estamos buscando melhorias sempre à população. Sabemos da importância dos casos de urgência e emergência, e para isso, tomamos medidas para solucionar as problemáticas”, explica a titular da pasta.
Fila zerada na Santa Casa por 10 vezes
Durante 10 momentos, a gestão atual do prefeito José Crespo zerou a fila de espera para internação na Santa Casa. O fato é inédito em todas as gestões que passaram pela cidade. A primeira vez ocorreu no dia 3 de julho de 2018, após a Secretaria da Saúde (SES) contratualizar mais 15 leitos para assistir à população.
De acordo com a SES, essa fila de espera zerada é chamada de “retaguarda”, ou seja, leito de internação normal, não inclui casos de urgência e emergência e observação.
Fila zerada de urgência e emergência pela primeira vez
Outro fato histórico foi registrado nesta quarta-feira (31). Durante mais de uma hora, a fila de internação para casos de urgência e emergência nos hospitais permaneceram zerados. Segundo a Regulação de Leitos do Município, as demandas são dinâmicas e essa situação pode se permanecer por algumas horas ou minutos.
Tags:Saúde
