Saúde apresenta Protocolo de Especialidades Médicas nesta quinta-feira

Por: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br

A Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba faz, nesta quinta-feira (17), às 8h30, a apresentação do seu “Protocolo de Encaminhamento de Especialidades Médicas”. O documento servirá como ferramenta de padronização de procedimentos a serem adotados pela rede municipal de saúde, com os objetivos de subsidiar o encaminhamento correto da demanda de pacientes, propiciar oferta adequada e garantir equidade no atendimento. O evento acontece no Salão Verde da Unidade Seminário (Av. Dr. Eugênio Salerno, 140).

“Esse protocolo vai melhorar e disciplinar o fluxo de atendimentos de especialidades dentro do município e melhorar a qualidade dos serviços prestados. Ainda servirá para otimizar os recursos em toda a rede”, adianta o secretário da Saúde, Francisco Antonio Fernandes. Para a adoção do mesmo, estão previstas capacitações, supervisões locais, avaliações de indicadores e oficinas de monitoramento.

A partir da articulação dos processos de implantação e monitoramento, a expectativa da SES é que ocorra um aumento da capacidade clínica das equipes, fortalecendo as práticas de microrregulação nas unidades de saúde (tais como gestão de filas próprias de cada Unidade Básica de Saúde – UBS e dos exames e consultas descentralizados/programados para cada uma delas, por exemplo) e que propiciem a comunicação entre UBSs, Central de Regulação e os serviços especializados (pactuação de fluxos e protocolos, apoio matricial presencial e/ou a distância, entre outros).

Coordenadora técnica da Central de Regulação da SES, a médica Janet Junko Yui ressalta que o Protocolo de Especialidades será reavaliado periodicamente, bem como a adoção dos procedimentos. Nesse sentido, outra vantagem será a transparência no processo; uma vez que o protocolo estará disponível no Portal da Prefeitura para consulta popular. “O munícipe poderá atuar, também, como fiscalizador dos processos e apontar falhas no sistema, para que adotemos mecanismos de correção”, complementa.

Tags:,