Saúde alerta sobre os cuidados contra a gripe e outras doenças respiratórias
Por: Silvia Arruda – ssajo@sorocaba.sp.gov.br
Estamos há poucos dias da chegada do Inverno e as temperaturas começam a baixar cada vez mais. Esta é a época do ano em que a ocorrência das doenças respiratórias aumenta e a circulação dos vários subtipos do Influenza, o vírus da gripe, se intensifica. Por isso, a Secretaria da Saúde (SES), por meio da Área de Vigilância em Saúde, reforça a importância de se adotar ações preventivas e tomar os cuidados necessários para evitar complicações.
A diretora da Área de Vigilância em Saúde, Daniela Valentim dos Santos, explica que as doenças respiratórias como a gripe, meningite, sarampo e a rubéola, entre outras, são transmitidas de pessoa para pessoa, especialmente, por meio de tosse ou espirro. Algumas pessoas podem se infectar em contato com objetos contaminados.
“Os sinais e sintomas destas doenças podem se iniciar de maneira semelhante, com febre, dor de cabeça e no corpo, garganta inflamada, falta de ar, cansaço, e, no caso do sarampo e da rubéola, com manchas avermelhadas pelo corpo. Todas estas doenças podem evoluir para quadros graves, principalmente a meningite e a gripe.
Daniela lembra que é preciso sempre cobrir o nariz e a boca quando espirrar ou tossir; lavar as mãos com frequência com água e sabão, ou então utilizar álcool em gel; não compartilhar copos, talheres e alimentos; procurar não levar as mãos à boca ou aos olhos; sempre que possível evitar aglomerações ou locais pouco arejados; manter os ambientes frequentados sempre limpos e ventilados e evitar contato próximo com pessoas doentes.
“Se apresentar os sinais e sintomas, é necessário evitar o contato com outras pessoas até ser avaliado por um profissional da saúde. É importante procurar imediatamente serviço médico para esclarecimento e diagnóstico adequado. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão preparadas para atender todos os casos de doenças respiratórias”, diz.
Vacinação
A Campanha de Vacinação contra a Gripe continua nesta semana em Sorocaba. As doses da vacina estão disponíveis nas 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, cujos endereços podem ser conferidos no site oficial da Prefeitura de Sorocaba, no link http://www.sorocaba.sp.gov.br/portal/servicos/unidades-basicas-de-saude-enderecos
Assim, quem faz parte de um dos grupos indicados pela campanha – crianças entre 6 meses e 1 ano e 11 meses; crianças entre 2 e 4 anos e 11 meses; trabalhadores da saúde, gestantes (em qualquer idade gestacional); puérperas (até 45 dias após o parto); adultos com 60 anos ou mais e portadores de doenças crônicas – e ainda não se imunizou deve se dirigir à UBS mais próxima de casa, durante horário normal de funcionamento de cada uma delas.
Também devem ser vacinados os policiais civis, militares (incluindo bombeiros) e funcionários do Correios e, professores e funcionários das escolas de ensinos infantil, fundamental e médio das redes pública e privada da cidade, além de motoristas e cobradores de ônibus.
