A Secretaria da Saúde de Sorocaba reuniu representantes dos hospitais da cidade para uma atualização de informações e abordagem dos protocolos de atendimento aos casos suspeitos e confirmados das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. O encontro foi na quarta-feira, dia 22, na Escola de Gestão Municipal, organizado pela Vigilância em Saúde e conduzida por técnicos da Vigilância Epidemiológica Municipal.
Participaram do encontro os hospitais Santa Casa, Evangélico, Unimed e Oftalmológico. A reunião foi aberta pela enfermeira Solange Leite Ismerim, da equipe gestora da Secretaria da Saúde que apresentou aos presentes um balanço das ações realizadas pela pasta desde o início do ano para o controle da dengue, da febre amarela, da zika e da chikungunya.
Uma das primeiras medidas tomadas foi a revisão do Plano Municipal de Contingência das Arboviroses, que deveria ter sido atualizado em novembro do ano passado. O plano inclui todos os fluxos e protocolos de atendimento para as quatro doenças em todos os níveis de assistência, desde a atenção básica, à área de urgência e à rede hospitalar.
Além de abordar as ações realizadas, a equipe da Vigilância Epidemiológica esclareceu dúvidas, fez a discussão de quadros clínicos e a especificação de cada doença, orientações sobre os protocolos de atendimento e notificação, bem como os critérios para vacinação. “Já tivermos treinamentos para rede básica e a rede urgência e emergência, neste encontro o nosso foco é a rede hospitalar para que todos os níveis de atendimento estejam atualizados e bem informados sobre como proceder”, explicou a gestora.