Santa Casa assumirá gestão da UPH Zona Leste
Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br
Novo formato trará economia de mais de três milhões por ano e terá serviço de ultrassom
Depois de muito empenho pelo Poder Executivo, o prefeito José Crespo anunciou na tarde desta terça-feira (16) que a UPH (Unidade Pré-hospitalar) Leste não fechará e será gerida pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba a partir do mês de maio. O novo formato de gestão trará uma economia superior a três milhões por ano, contará com o serviço de ultrassom para otimizar casos que necessitem de internação hospitalar e oferecerá comida para pacientes que estejam em observação estendida.
Segundo o prefeito José Crespo, a decisão de buscar a parceria da Santa Casa se dá pela gestão de resultados que o hospital vem demonstrando desde 2017. “Quando escolhemos o padre Flávio para comandar a Santa Casa sabíamos que hospital iria se tornar a grande parceira da Prefeitura que é hoje”, disse o prefeito. Ele ressalta ainda importantes conquistas que já foram alcançadas em prol da população, como zerar a fila de espera por biópsia de próstata. “Queremos que essas melhorias continuem sendo feitas, e agora, através da assistência prestada na UPH Zona Leste”, ressalta.
Para o gestor e presidente do Conselho de Administração da Irmandade, padre Flávio Miguel Júnior, a parceria entre Santa Casa e a Prefeitura de Sorocaba tem o objetivo de zerar as filas de internação. “Nunca na história isso aconteceu e já zeramos mais de 30 vezes. Isso demonstra o bom relacionamento que temos com a regulação de leitos da Secretaria da Saúde. Esperamos otimizar ainda mais esse serviço”, ressalta.
De acordo com a Secretaria da Saúde (SES), o contrato com o BOS (Banco de Olhos de Sorocaba) vence em maio de 2019 e não há possibilidade legal para a continuidade. Haverá uma comissão de transição de gestão para acompanhar todos os trâmites. O imóvel e equipamentos utilizados pelo BOS hoje continuarão sendo usados por meio de convênio para a gestão da unidade pela Santa Casa de Sorocaba.
Atualmente, a UPH Zona Leste realiza uma média de 15 mil consultas médicas (adulto e infantil) por mês. Com a gestão da Santa Casa, esta assistência será mantida para continuar assistindo toda a população daquela região. O custo pelo serviço será de R$ 2.347.000,00 por mês.
O encontro aconteceu no gabinete do Poder Executivo, situado no sexto andar do Paço Municipal e contou com a presença dos secretários municipais e da primeira-dama Lilian Crespo. Além da companhia do vereador e presidente da Câmara Municipal, Fernando Dini, e os vereadores Pastor Apolo, Wanderley Diogo e Fausto Peres. Também compareceu o presidente do BOS (Banco de Olhos de Sorocaba), Pascoal Martinez Munhoz, e o presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Milton Sanches.
BOS, uma parceria de excelência
Desde que a UPH Zona Leste foi inaugurada no ano de 2013, a gestão é realizada pelo BOS (Banco de Olhos de Sorocaba) com excelência e sempre prestando uma assistência elogiada pela população. Apesar da não continuidade em gerenciar a unidade por conta da lei, a instituição que trabalha em prol da comunidade, cedeu em comodato (empréstimo gratuito) seu prédio e equipamentos por 24 meses para a Santa Casa.
Outra ajudadora atitude do BOS com a Prefeitura de Sorocaba foi abrir mão de um crédito de aproximadamente 6 milhões em juros e correção monetária, e ainda aceitar parcelar a dívida que a antiga administração do Poder Executivo deixou.
Muito mais por Sorocaba!
Tags:Saúde
