SAD realiza capacitação no 8º encontro de cuidadores

Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br

Iniciativa acolheu e orientou 33 cuidadores do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD)

Realizado pela oitava vez neste ano, o encontro de cuidadores reuniu 33 participantes que estão cadastrados no Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), conhecido como ‘Acamados’. O evento ocorreu na última sexta-feira (27), na Avenida Moreira César, 398, com o objetivo de informar, acolher e capacitar os cuidadores do serviço.

O médico oncologista Gustavo Alves orientou sobre cuidados paliativos, que é uma assistência para todo paciente que tenha uma doença fora de possibilidades de cura, ou seja, que ameace a vida. Para falar sobre a importância de uma boa nutrição, o médico Paulo Góes explicou sobre uma dieta regular equilibrada e a quantidade variada de nutrientes para o bom funcionamento do corpo.

Os cuidadores também receberam uma explicação da fonoaudióloga Mariane Carolina Martinezzi Beazim, sobre como lidar com a disfagia (dificuldade de engolir) de pacientes acamados. Após a capacitação, os cuidadores apreciaram uma sessão de ginástica laboral realizada pelas fisioterapeutas do setor.

Segundo a coordenadora do SAD, Elizangela Leôncio, no decorrer do encontro foi feita uma pesquisa de satisfação do serviço e o resultado obteve nota 9 em uma avaliação de 0 a 10. “Realizamos esses encontros a cada dois meses e é muito importante para que possamos humanizar nosso serviço cada vez mais”, ressalta.

Serviço

O foco principal de atendimento são as pessoas com pós-internação (até 15 dias de alta), pacientes que realizaram instalação de novos dispositivos (sondas e traqueostomia), AVC recente (derrame cerebral), pacientes oncológicos e indivíduos em recuperação pós-cirúrgica. O acesso ao serviço é feito por meio do telefone 156 ou via Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pré-Hospitalares (UPHs), Pronto-Atendimentos (PAs) e hospitais. Isso, desde que o paciente não resida em áreas que são atendidas por um outro programa, o de Estratégia em Saúde da Família (ESF).

Conforme a necessidade de cada caso, o paciente recebe visita do médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, dentista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, assistente social e psicólogo. As equipes realizam visitas das 7h às 22h.

A sede do SAD está localizada na Avenida Moreira César, 398 (antigo Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos – CEEJA), onde são realizados atendimentos aos cuidadores dos doentes. Entre outros, é oferecido suporte com serviço social, psicólogo, dispensação de insumos (como materiais para curativos, por exemplo) e documentos (receitas/atestados).

 


 

 

Tags: