Participantes vão recolher lixo jogado no parque e no rio
Na manhã deste sábado (20) os sorocabanos poderão participar de duas atividades que visam recolher o lixo que é jogado nas ruas, parques e praças da cidade e que acabam indo parar no rio. A Caminhada Ecológica no Parque Linear do Rio Sorocaba será realizada a partir das 8h30, com saída do Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba (CEA Rio Sorocaba), em frente ao Poupatempo. Já os que têm barcos de até seis lugares, caiaques ou pranchas de “Stand up padlle” podrão participar da 7ª Expedição de Barco pelo Rio Sorocaba, que terá concentração a partir das 9h, na margem direita do rio, em frente ao Corpo de Bombeiros.
Promovidas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), as atividades fazem parte da programação especial em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). Elas contam com o apoio e a participação da Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, SAAE Sorocaba, Defesa Civil e Grupo “Caturros Navegantes”.
Para participar da Caminhada Ecológica basta se inscrever no início da atividade. Os participantes terão a oportunidade de conhecer o CEA Rio Sorocaba e saber mais sobre a relevância ecológica da ação. Em seguida, por volta de 10h, poderão acompanhar a expedição de barco recolhendo os resíduos largados às margens do rio Sorocaba.
A caminhada ocorrerá num trecho de aproximadamente oito quilômetros, até o Parque das Águas, no Jardim Abaeté. Ao final todos os participantes poderão adquirir gratuitamente mudas de árvores nativas num stand que estará montado na esquina entre a Avenida Arthur Bernardes e a Avenida Dom Aguirre.
Já a expedição do rio terá um enfoque diferente do tradicional. Nesta edição os participantes vão recolher o lixo flutuante do rio Sorocaba, ação que tem por objetivo sensibilizar as pessoas sobre os impactos da disposição incorreta do lixo nas ruas, até serem arrastados pelas chuvas até o rio Sorocaba.
Os detritos flutuantes causam grande impacto na biodiversidade local e global. Vários são os estudos sobre o impacto negativo destes resíduos às espécies aquáticas. Esse material carregado pelos rios chega aos mares, onde ficam acumulados. Além disso, há o impacto direto na qualidade de vida de todos os habitantes do entorno dos rios. A saída de barco será às 10h, quando se inicia o percurso que vai da ponte da Rua Padre Madureira até o Parque das Águas.