Sábado tem Escola Viva – Clube da Escola em 13 unidades municipais

Com uma série de atividades culturais, artísticas e recreativas, o programa Escola Viva – Clube da Escola acontece neste sábado em 13 escolas municipais de diversas regiões da cidade. Desenvolvido pela Secretaria da Educação de Sorocaba (Sedu), o programa funciona todos os sábados, das 8h às 12h e das 13h às 16h20, unindo estudantes, familiares e comunidade escolar em uma série de atividades saudáveis.

No primeiro sábado de funcionamento do Escola Viva – Clube da Escola, quando as unidades permaneceram abertas para as comunidades, os professores do programa ouviram os frequentadores sobre as atividades de interesse de cada comunidade. A partir daí, iniciaram as inscrições nas atividades indicadas, predominando no primeiro dia as atividades voltadas para a recreação.

Neste sábado (14), a E.M “Maria Ignez F. Deluno” terá algumas ações diferenciadas envolvendo a comunidade escolar e professores de Educação Física integrantes do projeto. A ONG “Central Única das Favelas” realizará nessa escola uma série de atividades destinadas às mulheres daquela região. 

O objetivo é promover ação cultural alusiva ao Dia Internacional da Mulher e atender cinquenta mulheres com idade a partir de doze anos. As menores de idade deverão estar acompanhadas dos pais ou responsáveis, ou portar autorização assinada para participarem das oficinas de corte de cabelo e maquiagem.

As ações acontecerão das 13h às 16h20, na rua Rubens Pelini, 155, no Bairro Mineirão, começando com apresentação de dança, Roda de Conversa – “O Papel da Mulher na Sociedade”; Oficina de cartazes; Oficina de Turbantes, Ciranda, Tranças dreadloks e penteados; corte de cabelo e maquiagem (limitado a cinquenta participantes). Também no período da tarde, os professores de Educação Física das treze escolas que integram o programa, participarão de formação na E.M “Duljara Fernandes de Oliveira” com o tema “A gestão no brincar”.

O “Escola Viva – Clube da Escola” promove práticas educativas, artísticas, culturais, esportivas e lúdicas junto às comunidades escolares (alunos, pais e munícipes). Essas atividades se desenvolvem tanto em espaços escolares como em outros ambientes socioculturais que a cidade oferece.

O objetivo é o de fortalecer espaços de diálogo, de parceria, cooperação e integração entre escola e comunidade; ampliar a oportunidade de acesso a espaços de promoção da cidadania e de inclusão sociocultural; ressignificar a escola como um espaço de convivência, lazer e aprendizagem da comunidade escolar e contribuir para a construção de uma cultura de paz.

Nas 13 unidades onde se desenvolve, o programa conta com trabalho de 64 profissionais como pedagogos, professores de Educação Física, universitários dos cursos de Educação Física (estagiários) e inspetores de alunos, além de voluntários. Este ano, além das diversas atividades lúdicas, culturais e esportivas, todos os Clubes da Escola desenvolverão a modalidade esportiva de futsal e outros quatro terão aulas de inglês. 

Confira abaixo a relação das escolas e respectivos endereços onde o programa “Escola Viva – Clube da Escola” acontece:

 

ESCOLA

ENDEREÇO

E.M “Amin Cassar”

Rua Alberto Rossi, s/nº Jd. São Camilo

E.M “Ary de Oliveira Seabra”

Rua João Granado, 45 Jd. Eliana (Cajuru)

E.M “Avelino Leite de Camargo”

Av. Mons. Mario Calazans, 133 N. Esperança

E.M “Duljara F. de Oliveira”

Rua Móbil Lopes de Oliveira, 51 Santo Amaro

E.M “Edward Frufru Marciano da Silva”

Rua Ignes Hannel Brenga, 101 Jd. Botucatu

E.M “Inês Rodrigues Cesarotti”

Rua Maria Moreno Trugillano, s/nº Jd. Bonsucesso

E.M “Léa Edy Alonso Saliba”

Rua Miguel Stefani, s/nº Jd. Marcelo Augusto

E.M “Luiz Almeida Marins”

Av. Américo Figueiredo, 3500 Júlio de Mesquita

E.M “Maria Ignez Figueiredo Deluno”

Rua Rubens Pellini, 156 Mineirão

E.M “Dr. Oswaldo Duarte”

Rua Luiz Gabriotti, 213 Wanel Ville II

E.M “Quinzinho de Barros”

Rua Joaquim R. de Barros, 477 V. Hortência

E.M “Tereza Ciambelli Gianini”

Av. Rio Claro, 350 Nova Sorocaba

E.M “Prof. Walter Carretero”

Av. Itavuvu, 7000 C.H. Ana P. Eleutério

 

 

Tags:, , ,