Saae realiza manutenção preventiva no domingo na Estação de Tratamento de Água do Cerrado
ETA/Cerrado terá operações interrompidas das 8h às 12h
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba dá prosseguimento no próximo domingo (17/05) à programação de manutenção preventiva nos sistemas de entrada de energia elétrica das suas unidades de distribuição, desta vez na Estação de Tratamento de Água “Dr. Armando Pannunzio”, a ETA Cerrado, no período das 8h às 12h.
Para que essa manutenção preventiva seja realizada, será necessário interromper as operações da ETA/Cerrado no período programado, fato que vai refletir na diminuição da capacidade de abastecimento da cidade como um todo, com exceção das regiões do Éden, Cajuru e Aparecidinha, que recebem água a partir do sistema ETA/Éden, e Brigadeiro Tobias, que é servido por poços artesianos.
“Vamos nos mobilizar na autarquia no sentido de amanhecermos o domingo com todos os nossos reservatórios em suas capacidades máximas. Desta forma, será muito importante que as pessoas economizem no uso da água, para que esses reservatórios possam suprir os respectivos bairros no período em que as intervenções estiverem ocorrendo, quando a ETA estará paralisada”, destaca o diretor-geral da autarquia, engenheiro Adhemar José Spinelli Júnior.
Atualmente, Sorocaba possui 25 Centros de Distribuição, que juntos somam 51 reservatórios distribuídos pela cidade, num total de 86,4 milhões de litros de água.
Ainda de acordo com o diretor-geral da autarquia, “essa rotina de manutenções preventivas que o Saae/Sorocaba vem mantendo já há alguns anos tem com o objetivo possibilitar que o sistema como um todo sempre esteja em condições de operar plenamente, evitando-se assim problemas mais complexos que poderiam comprometer o abastecimento da cidade”.
A manutenção preventiva a ser realizada vai se constituir na limpeza, medição e reaperto das chaves seccionadoras da cabine de medição e cabine de transformadores; limpeza medição e reaperto no disjuntor de proteção da entrada em média tensão; limpeza, medição e reaperto nos cinco grandes transformadores da ETA e verificação das conexões dos cabos de média tensão entre cabine de medição e cabines de transformadores.
Intervenção paralela
Paralelamente à manutenção preventiva, o Saae/Sorocaba vai aproveitar a paralisação momentânea da ETA/Cerrado para executar a primeira das duas interligações necessárias para colocar em funcionamento a nova rede que a autarquia está implantando entra e Vila Barão e a Vila Santana.
Esta primeira etapa será realizada na Vila Barão, no cruzamento das ruas Jairo Grilo de Lima e avenida Nove de Julho, onde existe uma rede de diâmetro 600 milímetros de diâmetro proveniente da ETA Cerrado, que será a responsável pelo abastecimento dessa nova linha, que será responsável por melhorias no sistema de distribuição de 26 bairros da cidade.
