O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba prossegue com o trabalho de recuperação e recomposição das margens do rio Sorocaba, cujas intervenções tiveram início há vinte dias. Essa ação garante a proteção da calha do rio contra o “afunilamento” que vinha ocorrendo e ainda evita erosões.
A intervenção vem sendo realizada por equipes do departamento de drenagem da autarquia, com a utilização de duas escavadeiras hidráulicas e quatro caminhões, por meio da retirada de bancos de areia que estavam se acumulando nas margens do rio com o passar do tempo.
Nessa primeira etapa, dois trechos serão recuperados. O primeiro deles começa na ponte de Pinheiros e vai até o terminal de ônibus São Paulo, totalizando 350 metros de extensão e 5 metros de largura, e já teve toda a sua margem direita recomposta. Atualmente, a autarquia trabalha na recomposição da margem esquerda, na região do Clube do Idoso.
A previsão é de que na próxima semana comece o trabalho no segundo trecho, que compreende a região do Parque Vitória Régia, onde a margem esquerda do rio Sorocaba será recuperada em 100 metros de extensão e 30 metros de largura. Após, a autarquia também executará a remoção de materiais de assoreamento depositados no fundo do rio em toda a sua extensão, projeto que será implementado e concluído até o fim de 2018.