O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba participou do 2º Seminário Regional do Meio Ambiente, em comemoração ao 19º Aniversário da APA (Área de Proteção Ambiental) de Itupararanga, na manhã desta sexta-feira (01), no Centro Cultural Esportivo da cidade de Ibiúna.
O diretor de produção, biólogo Reginaldo Schiavi, representando a autarquia, relembrou a importância da atividade da APA e do trabalho que vem sendo desenvolvido voltado à preservação da represa e suas águas, uma grande preocupação de Sorocaba e do Saae, pois 85% da água captada, tratada e distribuída pela autarquia são provenientes deste manancial.
Foram abordados durante o seminário os principais problemas enfrentados na APA de Itupararanga atualmente, como lançamento de esgotos sem tratamento nos rios e a ausência de matas em suas margens, queimadas, pesca predatória, loteamentos irregulares, entre outros.
A APA Itupararanga visa conciliar as atividades humanas com a preservação de remanescentes florestais e proteger os recursos hídricos do entorno da represa Itupararanga. Ela possui uma área de aproximadamente 93.403,69 hectares, com 2.723,04 hectares ocupados pela represa de Itupararanga e abrange 7 municípios além de Sorocaba. A capacidade do reservatório é estimada em 355 milhões de litros de água.