Objetivo da autarquia é concluir o trabalho até o verão
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba deu início nesta semana às intervenções de recuperação de uma das quatro adutoras que trazem água bruta para tratamento e distribuição na cidade, a partir da represa de Itupararanga. O objetivo da autarquia é recolocar essa linha de adução em funcionamento até o próximo verão, quando o aumento do consumo de água exigirá a sua utilização.
Medindo aproximadamente 12 quilômetros de extensão, desde a serra de São Francisco até a Estação de Tratamento de Água “Dr. Armando Pannunzio” (ETA/Cerrado), a adutora que está sendo recuperada é de aço, tem 500 milímetros de diâmetro e em 2009 foi temporariamente desativada para o início das obras de reforma, cuja empreiteira que venceu a licitação e foi contratada não concluiu as intervenções.
Para a retomada da recuperação dessa adutora, cujas intervenções vêm sendo desenvolvidas com equipamentos, máquinas, veículos e pessoal próprio da autarquia, num primeiro momento o Saae/Sorocaba desenvolveu um trabalho amplo e minucioso de mapeamento de todos os pontos em que foram detectados problemas.
Basicamente, as intervenções estão se constituindo na reposição dos trechos da adutora que foram detectados com sinais de deterioração e precisaram ser suprimidos. Desta forma, as novas barras de tubos adquiridas pela autarquia estão sendo interconectadas por meio de soldagens.
De acordo com o mapeamento realizado pelo corpo técnico do Saae/Sorocaba, as intervenções serão executadas em 37 pontos da adutora e a dificuldade maior encontra-se no acesso à tubulação nos trechos de serra. Assim, em cada um dos pontos em que as intervenções estão sendo executadas é necessário implantar dispositivos de acesso para possibilitar a chegada dos trabalhadores à tubulação.
Além desta adutora de 500 milímetros que se encontra em trabalho de recuperação, outras três estão em plena operação: uma de fibrocimento (350 mm), uma de ferro (500 mm) e uma de aço (800 mm).