As obras do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) do córrego Água Vermelha, que vêm sendo desenvolvidas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), tiveram nesta quarta-feira (30) o início de mais uma frente de trabalho, com o assentamento da segunda linha de aduelas de concreto, na travessia do córrego existente na rua Manaus, no Jardim Paulistano.
A finalidade dessa intervenção é substituir os antigos tubos da travessia pelas aduelas e possibilitar maior vazão das águas e, consequentemente, a eliminação dos pontos de “estrangulamento” do córrego, que contribuem para os alagamentos.
Nesta nova etapa da obra estão sendo implantadas aduelas em concreto armado, medindo 4,5 metros de comprimento por 2,5 metros de altura cada, que depois de posicionadas formarão uma passagem de 45 metros de extensão. Essa nova galeria celular receberá 45 aduelas, das quais 23 foram instaladas até o final da tarde de hoje, com a utilização de guindastes, caminhões e máquinas retroescavadeiras, enquanto as 22 restantes serão assentadas nesta quinta-feira (31).
De acordo com o diretor-geral da autarquia, Ronald Pereira da Silva, após esse trabalho será executado o rejuntamento das aduelas e o reaterramento do local, com a utilização de equipamentos para compactar as camadas do solo. “Será dado o início também à estrutura de controle de vazão da bacia 2, a exemplo do que ocorreu na bacia 1, e à recomposição do sistema viário”, explica Ronald.
Essa nova etapa da obra foi possível após a autarquia realizar a instalação de estacas de contenção para o escoramento do talude, como medida de segurança. Ao todo, as obras do RDC terão sete dessas galerias, das quais quatro já estão finalizadas.
As obras
As obras do RDC Água Vermelha consistem na implantação de duas grandes bacias de contenção, com sistemas extravasores e de drenagem, que armazenarão as águas de chuva até os seus limites de capacidade, fazendo em seguida o escoamento gradativo, eliminando assim os pontos de transbordamento do córrego e os alagamentos ao longo do seu percurso.
A área total da obra é de 42.650 metros quadrados, abrangendo o Jardim América, Vila Jardini, Jardim dos Estados, Jardim Paulistano e Jardim Embaixador.
Escavação da segunda bacia
A autarquia também vem realizando a escavação da segunda bacia de contenção prevista no projeto executivo da obra, que será construída numa área de 29.900 metros quadrados, com capacidade para receber um volume de 74.750 metros cúbicos de água, compreendendo as ruas Marechal Dutra, Manaus, Aracaju, Natal, Garcia Redondo e Visconde de Cairu, nas proximidades da Escola Técnica Estadual “Fernando Prestes”.
A obra será completada com a urbanização no entorno das duas bacias de contenção, que serão interligadas, com a implantação de ciclovia e pista de caminhada, entre outros equipamentos de lazer, formando o que se denominará Parque dos Estados.