O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba concluirá na próxima semana o programa de adequações nos seus poços artesianos, em atendimento às normas estabelecidas pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), órgão responsável pelas autorizações que permitem à autarquia realizar a captação da água para a distribuição em pontos extremos da cidade, aonde as redes de adução ainda não chegaram.
De acordo com a programação estabelecida, os três últimos poços a receberem as intervenções são o Genebra, no quilômetro 86 da rodovia Raposo Tavares (segunda-feira – 18/07); Chapéu de Palha, na rua Joaquim Roque de Oliveira, em Brigadeiro Tobias (quarta-feira -20/07); e unidade Andrew, na avenida Vitor Andrew (sexta-feira – 22/07).
Durante a execução do trabalho, que se desenvolverá das 8h às 18h, será necessário interromper o abastecimento nas localidades servidas por essas unidades, motivo pelo qual a autarquia orienta os munícipes residentes nesses bairros a manterem os reservatórios dos seus imóveis em sua capacidade máxima na véspera das intervenções programadas e a fazer uso da água com a máxima economia, até que as intervenções sejam concluídas, quando o funcionamento dos poços volta à normalidade.
O trabalho, que vem sendo desenvolvido pela empresa sorocabana Ambra Ambiental, com a supervisão de técnicos e engenheiros da autarquia, inclui a desmontagem, revisão e montagem das bombas; revisão dos tubos de captação de água, com a instalação de sensores de vazão; e adequações também nas tampas dos poços artesianos, conforme as normas técnicas estabelecidas. As unidades recebem também manutenção geral, com roçagem da área e pintura dos equipamentos.
As intervenções programadas já foram concluídas em dezoito poços artesianos da autarquia, localizados nos bairros de Brigadeiro Tobias, Bom Jesus, Novo Eldorado, Quintais do Imperador, Alto da Boa Vista, Novo Mundo, Caguaçú, Genebra e rodovia João Leme dos Santos.