Saae finaliza construção dos muros de proteção às adutoras
Por: Carlos Lara - imprensa@saaesorocaba.sp.gov.br
Em continuidade às ações preventivas de proteção às adutoras que trazem água bruta da represa de Itupararanga para tratamento e distribuição em Sorocaba, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) concluiu nesta terça-feira (11) a construção de dois muros em concreto armado, no trecho em que ocorreu o rompimento da maior delas, no início deste ano.
A intervenção desenvolvida pelas equipes da autarquia se concentrou no local onde foi implantada uma treliça metálica – espécie de ponte – para a sustentação e recolocação da tubulação rompida em sua posição original, num ponto localizado às margens da rodovia que liga Votorantim a Piedade, na Vila São João, em Votorantim.
Como o local do rompimento da adutora é um vale com um córrego no fundo, cuja força de suas águas depois de fortes chuvas provavelmente tenha sido a causa do rompimento no dia 31 de janeiro, os muros implantados têm como objetivo justamente proteger as duas encostas laterais e as pilastras de sustentação das adutoras.
Os muros implantados pela autarquia têm 15 metros de extensão e 3 metros de altura, cada um deles, e foram erguidos com a utilização de módulos pré-moldados. A finalização ocorrida nesta terça-feira se constituiu na concretagem dos dois muros.
Tags:Saae
