Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/saae-esta-implantando-redes-de-esgoto-em-tres-bairros-da-cidade/
Acessado em: 01/12/2025 - 09h52

Saae está implantando redes de esgoto em três bairros

Por: Carlos Lara - imprensa@saaesorocaba.sp.gov.br
Foto: Saae

Recreio dos Sorocabanos recebe rede coletora e emissário de esgoto

Três bairros localizados em pontos extremos da cidade, que ainda não contavam com redes coletoras de esgoto, estão recebendo esse benefício, por meio de obras que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba está executando, com mão-de-obra própria e financiamentos do Programa de Apoio à Recuperação de Águas (Reágua), do governo estadual.

As intervenções da autarquia estão sendo realizadas nos bairros de Brigadeiro Tobias, Recreio dos Sorocabanos (final da avenida Ipanema) e Chácaras Reunidas São Jorge (quilômetro 105 da rodovia Raposo Tavares).

Em Brigadeiro Tobias, a rede coletora de esgoto está sendo implantada na rua Paulo Varchavatchik, numa extensão de 446 metros, para o atendimento aos munícipes residentes naquela região, enquanto que no bairro Chácaras Reunidas São Jorge são 256 metros de extensão de redes coletoras, que beneficiarão aquela população.

Por sua vez, o Recreio dos Sorocabanos está recebendo 11.933 metros de tubulações, dos quais 2 quilômetros correspondem ao emissário, que vai levar o esgoto coletado até a ETE Itanguá, onde será tratado. Neste caso, as tubulações são maiores, com diâmetros que variam de 400 a 600 milímetros.

No total, são R$ 2.938.281,00 em financiamentos do Reágua, abrangendo ainda outras obras que se encontram em processo de licitação, que incluem rede coletora de esgoto para o bairro Bom Jesus, no final da avenida Ipanema, com extensão de 2.640 metros; coletor-tronco de esgoto no Bosque Ipanema, com 929 metros de extensão, para o recebimento do esgoto de 600 imóveis deste condomínio popular e também de 542 unidades residenciais do Jardim Botucatu; Estação Elevatória de Esgoto (bombeamento) na rua José Sarti, em Brigadeiro Tobias, para o atendimento de 540 habitantes; e Estação Elevatória de Esgoto para o bairro Cajuru, que beneficiará 19.300 habitantes.