Saae está finalizando mais uma galeria prevista na obra do RDC

Por: Carlos Lara - imprensa@saaesorocaba.sp.gov.br

Dispositivo de drenagem dará maior vazão ao córrego e às águas de chuva

Com o assentamento da última das 41 aduelas previstas no projeto, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba está concluindo a implantação da estrutura que compõe mais uma das galerias celulares integrantes das obras do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) do córrego Água Vermelha.

No total, serão implantadas sete dessas galerias, em substituição aos antigos tubos de drenagem das travessias do córrego, possibilitando uma ampliação significativa da vazão de suas águas, principalmente em períodos de fortes chuvas, e desta forma minimizando as ocorrências de alagamentos.

Nesta galeria celular que vem sendo concluída pela autarquia, na travessia do córrego pela rua Padre José Carlos Simões, no Jardim dos Estados, foram utilizadas aduelas de concreto de 6 metros de largura por 2,5 de altura, cada peça pesando 11 toneladas, motivo pelo qual foi necessária a utilização de um guindaste especial para o assentamento das estruturas.

Além desta galeria, a autarquia já havia finalizado a da rua Abrahan Lincoln, com seção de 2 metros de largura e 2 metros de altura. A demais previstas no projeto executivo da obra serão implantadas no cruzamento da rua Visconde do Rio Branco com a avenida Washington Luiz; na rua Capitão Bento Mascarenhas Jequitinhonha (Jardim América); na rua José Antônio Lourenço (atrás da ETEC Fernando Prestes); na rua Manaus (Jardim Paulistano) e na rua Garcia Redondo (vila Jardini).

Duas bacias de contenção

As obras do RDC Água Vermelha consistem na implantação de duas bacias de contenção interligadas, cujo objetivo é a eliminação de pontos de alagamentos registrados em períodos de fortes chuvas nos cruzamentos das avenidas Washington Luiz com Capitão Bento Mascarenhas Jequitinhonha; Washington Luiz com Comendador Pereira Inácio; e Barão de Tatuí com Abrão de Mahuad.

A área total da obra é de 42.650 metros quadrados, abrangendo cinco bairros: Jardim América, Vila Jardini, Jardim dos Estados, Jardim Paulistano e Jardim Embaixador. Uma das bacias (RDC 1), a que está atualmente em obras, terá 12.750 metros quadrados, com capacidade para 31.875 metros cúbicos de água, num espaço formado pelas avenidas Washington Luiz, Bento Mascarenhas Jequitinhonha, Abraham Lincoln e rua Padre José Carlos Simões.

A outra bacia de contenção (RDC 2) será construída numa área de 29.900 metros quadrados, compreendendo as ruas Marechal Dutra, Manaus, Aracaju, Natal, Garcia Redondo e Visconde de Cairú, nas proximidades da Escola Técnica Estadual “Fernando Prestes”, e terá capacidade para receber um volume de 74.750 metros cúbicos de água.

A obra será completada com a urbanização no entorno das duas bacias de contenção, com a implantação de ciclovia e pista de caminhada, entre outros equipamentos de esporte e lazer.

Tags:,