Saae deu início à recuperação das margens do rio Sorocaba
Por: Juliana Hernandes - julianahernandes@saaesorocaba.sp.gov.br
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba deu início nesta terça-feira (25) às intervenções de limpeza e recomposição das margens do rio Sorocaba, para proteger a sua calha do “afunilamento” que está ocorrendo e evitar erosões. Três etapas serão desenvolvidas até 2018 e a primeira delas, em caráter emergencial, contempla a recuperação de dois trechos do rio.
Equipes do departamento de drenagem da autarquia, com a utilização de uma escavadeira hidráulica e três caminhões, trabalham na primeira etapa que prevê a limpeza e recomposição da margem direita do primeiro trecho a ser recuperado, entre a ponte de Pinheiros e o terminal de ônibus São Paulo, totalizando 350 metros de extensão e 5 metros de largura.
O segundo trecho compreende área do bairro Parque Vitória Régia, onde a margem esquerda do rio Sorocaba será recomposta em 100 metros de extensão e 30 metros de largura. A previsão para o término desta primeira etapa é de três meses.
Os dois trechos onde os serviços estão sendo executados foram definidos respeitando a situação de emergência, após análise dos pontos mais suscetíveis ao “afunilamento” da calha do rio e a erosões nas margens opostas, que colocam em risco também um emissário de esgoto e uma rede de gás subterrânea existentes.
De acordo com o diretor-geral da autarquia, Ronald Pereira da Silva, o trabalho vem sendo realizado, em um primeiro momento, para diminuir o estreitamento da calha do rio, por meio da retirada de bancos de areia que estão se acumulando em seu entorno com o passar do tempo. “Posteriormente, essa ação contemplará também a remoção de materiais de assoreamento depositados no fundo do rio em toda a sua extensão, projeto que será implementado e concluído até o fim de 2018”, finalizou.
Tags:recursoshidricos, Saae
