Autarquia finaliza intervenções no local até a próxima terça-feira e trecho estará liberado para que a Semob prossiga reurbanização da via
As obras de duplicação da Avenida Victor Andrew, um dos principais corredores viários da Zona Industrial de Sorocaba, tendem a ganhar novo ritmo na próxima semana. O remanejamento da adutora de água tratada, de 300 milímetros de diâmetro, foi feito pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), que deve concluir na terça-feira as demais intervenções no local. A partir disso, as equipes da Secretaria de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob) estarão livres para dar sequência aos trabalhos de melhoria na região.
Ao todo, cerca de 1.900 metros de extensão de adutora, nas imediações da rua Aureliano César do Nascimento, com a Estrada da Campininha, mudaram de local. A rede tem mais de quarenta anos de existência e foi identificada durante as obras de duplicação da avenida. “A adutora era feita de fibrocimento e foi trocada por outra, de PVC. Do contrário não aguentaria o impacto do fluxo de veículos e se romperia. Além disso, a rede estava num local inadequado”, explica o engenheiro Hideo Kamada, da Semob, destacando que a adutora cruzava a pista em quatro pontos distintos.
No momento, o Saae executa a interligação nas duas extremidades, além da implantação de um ramal de ligação em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos, local que receberá um empreendimento imobiliário. Desta forma, evita-se a abertura da avenida após o novo pavimento. Na terça-feira (15) pela manhã, segundo informações do Saae, será colocada carga na adutora, o que demandará a interrupção no abastecimento na parte alta do Éden, das 8h ao meio-dia.
“Depois disso a Semob poderá atuar em pontos onde a reurbanização estava parada. Serão feitos dispositivos de acessos, como a entrada para a Estrada da Campininha, além da implantação de guias e sarjetas”, informa o gerente de fiscalização da Semob, Olavo Ferreira. Por último acontecerá o recapeamento de aproximadamente 1,5 quilômetro, entre a avenida Bonifácio de Oliveira Cassú e o Sindicato dos Metalúrgicos.
O projeto
No total, as obras de duplicação da avenida compreendem 4,8 quilômetros entre a Avenida Fernando Stecca e a Rua Bonifácio de Oliveira Cassú. A iniciativa tem por objetivo melhorar o trânsito desta região da cidade, facilitando o acesso ao Alto da Boa Vista e a Zona Norte, oferecendo mais segurança aos motoristas, motociclistas e pedestres. Uma ciclovia também está sendo construída no local. Há trechos onde a ciclovia já está pronta, restando apenas o paisagismo, e outros onde está sendo feita.
Cada uma das pistas da Avenida Victor Andrew terá duas faixas de rolamento. O investimento total é de R$ 8,8 milhões e inclui duplicação, pavimentação e recapeamento, implantação de drenagem de águas pluviais, paisagismo, ciclovia e novo sistema de iluminação.