Saae concluiu obras de saneamento em mais quatro bairros de Sorocaba
Por: Carlos Lara - imprensa@saaesorocaba.sp.gov.br
Investimentos somam R$ 2,6 milhões com financiamento do Programa Reágua
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba concluiu obras de saneamento em mais quatro bairros, localizados em pontos extremos da cidade: Bom Jesus, Recreio dos Sorocabanos, Chácaras Reunidas São Jorge e Brigadeiro Tobias.
De acordo com o diretor-geral da autarquia, Rodrigo Maldonado, as intervenções incluíram a implantação de redes coletoras de esgoto, emissários, estações elevatórias (bombeamento), poços de visitas para manutenções e ligações domiciliares. “São bairros que agora passam a ser saneados totalmente, com o esgoto sendo coletado e enviado para as Estações de Tratamento”, explica Maldonado.
O investimento total é de R$ 2.692.972,00, por meio de financiamentos do Programa de Apoio à Recuperação de Águas (Reágua), do governo estadual. As obras foram executadas com mão-de-obra própria especializada da autarquia e também por empresas terceirizadas, depois de processos de licitação.
No Recreio dos Sorocabanos, bairro localizado na zona norte da cidade, no final da avenida Ipanema, as intervenções incluíram a implantação de 12 quilômetros de redes coletoras de esgoto, com tubos em PVC e fibra de vidro, com diâmetros que variaram de 150 a 600 milímetros. Desse total, 2 quilômetros corresponderam ao emissário de esgoto, com tubos 400 a 600 milímetros de diâmetro, que possibilitará o envio do esgoto coletado no bairro para a Estação de Tratamento Pitico. As obras beneficiarão 262 imóveis, num total de 1.310 munícipes.
No bairro Bom Jesus, também na zona norte e no final da avenida Ipanema, próximo à divisa com o município de Iperó, foram executados 3.264 metros lineares de redes coletoras de esgoto nas oito ruas do bairro, além de 138 ligações individuais de esgoto nos imóveis existentes, e 53 poços de visita (PVs), para futuras manutenções do sistema, beneficiando 800 munícipes que compõem aquela população.
Em Brigadeiro Tobias, zona oeste da cidade, as intervenções da autarquia consistiram na implantação de 446 metros lineares de redes coletoras de esgoto na rua Paulo Varchavatchik e de uma estação elevatória de esgoto na rua José Sarti, permitindo que aquela população passe a ter o seu esgoto coletado e afastado, para futuro tratamento na ETE Aparecidinha, cujas obras foram retomadas e deverão ser concluídas até o final deste ano.
No bairro Chácaras reunidas São Jorge, localizado no quilômetro 105 da rodovia Raposo Tavares, foram implantados 256 metros de extensão, permitindo que a sua população possa agora ter coletado e afastado o seu esgoto.
A última ação prevista em Sorocaba por meio do Programa Reágua é a implantação de uma Estação Elevatória de Esgoto no bairro Cajuru, cujo processo de licitação foi concluído nesta semana, devendo as obras ter início nos próximos dias, beneficiando 19.300 habitantes residentes naquela região da cidade.
Tags:Água e Esgoto, Saae
