Com a trégua no período de chuvas registradas nos últimos dias, as equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba conseguiram concluir nesta quinta-feira (08) as intervenções preventivas que vinham sendo realizadas desde o final do mês passado, num trecho da maior das quatro adutoras que captam água bruta na represa de Itupararanga, para tratamento e distribuição na cidade.
O trabalho da autarquia consistiu na recolocação, em seus locais de origem, das aduelas de concreto que compõem o canal do córrego que atravessa a avenida Santos Dumont, em Votorantim, e sobre as quais está a assentada a adutora de 800 milímetros de diâmetro, a mesma que se rompeu no início deste ano.
Essas aduelas foram deslocadas de sua posição original pela força das águas do córrego, cuja vazão e volume foram potencializados pelas fortes chuvas ocorridas dias antes.
Assim que a situação foi detectada, durante o trabalho de vistoria realizado diariamente por funcionários da autarquia nos 14 quilômetros de extensão das adutoras, as intervenções foram planejadas e o trabalho teve início imediatamente, visto que existia o risco de deslocamento da tubulação.
Na finalização das intervenções programadas, nesta quinta-feira, foi realizada a estabilização do solo sobre o qual o canal do córrego está instalado, com a aplicação de camadas de concreto, para que assim novos deslocamentos sejam evitados.