O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba deu início na manhã desta segunda-feira (15/09) às intervenções que têm como objetivo corrigir um vazamento em um dos dois reservatórios do Centro de Distribuição da Vila Barão.
Para executar essa ação, que deverá se estender até a sexta-feira (19), foi necessário fechar a entrada do reservatório e esgotar a água que existia em seu interior, fazendo a distribuição pelas redes interligadas a ele. Em seguida, os funcionários da autarquia deram início à limpeza do interior do reservatório, preparando-o para receber as intervenções programadas, a partir desta terça-feira (16).
A previsão da autarquia é de que no sábado (20) o reservatório que passa pela manutenção seja recolocado em carga, permitindo a entrada de água novamente em seu interior, e a partir de então o sistema começa a ser recuperado.
A intervenção a ser realizada, visando eliminar o vazamento existente no reservatório, vai consistir na substituição da sua junta de dilatação, que se encontra deteriorada. A função dessa junta de dilatação é preservar a estrutura do reservatório nos movimentos de retração e expansão, provocados por fatores como as variações de temperatura e de pressão da água em seu interior. Com a deterioração desse material que compõe a junta, surgiu um vazamento, e desta forma será necessária a substituição por um material novo.
Abastecimento normal
No primeiro dia em que o Centro de Distribuição da Vila Barão operou com metade da sua capacidade (são dois reservatórios com capacidade para 2 milhões de litros cada), o abastecimento dos bairros que são servidos pelas linhas de adução desse sistema foi normal, e a autarquia não encontrou dificuldades para a distribuição, com exceção do Jardim Nova Esperança, o único em que houve interrupção do abastecimento .
O diretor-geral da autarquia, porém, explica que será necessário que a população continue colaborando, fazendo uso da água com a máxima economia. “A previsão é de dias bastante quentes nesta semana, com temperaturas próximas dos 30ºC, motivo pelo qual é preciso que todos colaborem, usando apenas o volume necessário de água para as diversas necessidades”, explica Spinelli.