Saae começa trabalho de renovação de hidrômetros

Por: Carlos Lara - imprensa@saaesorocaba.sp.gov.br

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba deu início ao trabalho de substituição e renovação dos hidrômetros instalados na cidade, ação que vai abranger todo o município.

Neste primeiro momento, a autarquia está substituindo todos os hidrômetros que não estão medindo o volume de água consumido e que por esse motivo geram contas mensais com o consumo mínimo, correspondente a 10 metros cúbicos na categoria residencial. Nesse caso, estão incluídos todos os medidores parados, quebrados, violados e fraudados, cuja estimativa é de 30 mil aparelhos nessas condições.

“Essa quantidade de hidrômetros parados gera uma perda de receita por parte da autarquia e consequentemente menor capacidade de investimento, motivo pelo qual nessa primeira etapa estamos substituindo os hidrômetros que não marcam o real consumo dos imóveis”, destaca o diretor-geral da autarquia, Rodrigo Maldonado.

O trabalho, que teve início neste mês de novembro, vem sendo desenvolvido depois que foi concluída a licitação que a autarquia promoveu. O contrato assinado com a empresa vencedora, no valor de R$ 846 mil, tem validade de 12 meses.

A empresa contratada vem trabalhando com nove funcionários, cada um deles conduzindo uma motocicleta, com baú para transportar os hidrômetros e ferramentas, usando uniformes com calça e camisa na cor verde e portando crachá de identificação, sempre com a logomarca do Saae/Sorocaba.

Nesses primeiros dias, estão sendo visitados os bairros de Vila Barão e Baronesa, Jardim Humberto de Campos, Jardim Zulmira, Jardim Imperial, Trujillo, Vila Carvalho, Vila Angélica e Jardim Santa Rosália. A média tem sido de 90 substituições por dia, porém, o objetivo é chegar a 125 substituições diárias e 2.500 por mês.

 

Contas mais altas

 

Na abordagem dos funcionários, os munícipes estão sendo informados sobre a necessidade da substituição e no informativo que é entregue, entre outras informações é esclarecido que poderá ocorrer uma falsa impressão de que o consumo do imóvel aumentou e as contas passaram a apresentar valores mais altos, pois até então o hidrômetro estava parado e os lançamentos estavam ocorrendo pelo valor mínimo mensal.

 

Etapa seguinte

 

Depois de concluída essa primeira fase das substituições, a autarquia dará início à troca dos hidrômetros que possuem mais de cinco anos de uso.

Essa ação atenderá recomendação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), segundo a qual após esse período de uso o aparelho pode ficar sujeito e imprecisões no seu funcionamento.

210 mil ligações

 

Somando-se todas as categorias hoje existentes na cidade – residencial, comercial, industrial, pública e entidades e associações beneficentes – Sorocaba possui atualmente 210 mil ligações de água, visto que toda a cidade é hidrometrada.

Tags: