Rumo ALL faz roçagem próximo à Estação Ferroviária

Por: André Reis - areis@sorocaba.sp.gov.br

Zoonoses retorna ao local para nova vistoria nessa semana

Depois da retirada dos vagões do pátio situado próximo à Estação Ferroviária e ao longo da Avenida Afonso Vergueiro, a Rumo ALL, atendendo à solicitação da Prefeitura de Sorocaba, segue com a roçagem da área e a retirada dos possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. A Rumo é a concessionária do transporte ferroviário e responsável pelo trecho férreo no município de Sorocaba.

A Prefeitura acionou a empresa para que retirasse as composições e procedesse à limpeza da área, tendo em vista à condição dos equipamentos em aparente estado de abandono. Há cerca de um mês, uma ação “Ordinária de obrigação de fazer com pedido de tutela antecipada”, seria ajuizada pela Prefeitura de Sorocaba como garantia da execução de retirada dos vagões, porém a empresa se comprometeu em realizar um plano de ação e, desde então, vem realizando as ações para a melhoria do local.

O secretário de Negócios Jurídicos, Maurício Jorge de Freitas, disse que está fazendo o acompanhamento de todos os serviços e que a Rumo começou no dia 1º de março o trabalho de roçagem, que deve se estender por toda a extensão da área. “Estive na estação no final de semana e nesta semana retorno novamente. Mas já é possível ver que o mato está cortado na área da Avenida Afonso Vergueiro”, atestou.

Outra medida adotada pela ALL é em relação à eliminação dos possíveis criadouros do mosquito da dengue. Para tanto, a empresa solicitou apoio da Divisão de Zoonoses, da Secretaria da Saúde (SES), no auxílio a esta etapa.

Segundo o supervisor da Divisão de Zoonoses, João Ricardo Pereira Ennser, uma equipe procederá a uma vistoria na área. “Num primeiro momento, passamos por escrito todas as orientações dos possíveis locais que possam acumular água, orientando também a roçagem do mato”, disse. Ennser lembra, ainda, que entre os pontos a serem vistoriados estão calhas e vagões, além das instalações dos galpões, tendo em vista que apresentam problemas no telhado e poderiam propiciar a entrada e acúmulo de água da chuva.

Tags:, ,