Rumo ALL apresenta resultados de operação para retirada de vagões
Por: André Reis - areis@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Emerson Ferraz
236 vagões foram retirados do pátio. Roçagem da área acontece até início de março.
A Rumo ALL responsável pelo trecho férreo no município de Sorocaba, atendendo à solicitação da Prefeitura de Sorocaba, retirou 236 vagões do pátio situado próximo à Estação Ferroviária e ao longo da Avenida Afonso Vergueiro.
Os trabalhos de roçagem terão início até o dia 1º de março, segundo o cronograma da operação, que teve início na última sexta-feira (12), e foi apresentado na manhã desta quarta-feira (17), por representantes da empresa, aos secretários de Governo e Segurança Comunitária, João Leandro da Costa Filho; Negócios Jurídicos, Maurício Jorge de Freitas; Serviços Públicos, Oduvaldo Denadai e de Planejamento e Gestão, Edsom Ortega Marques.
Na última semana a Prefeitura acionou a empresa, por determinação do prefeito Antonio Carlos Pannunzio, para que retirasse as composições daquela área e procedesse à limpeza da área, tendo em vista à condição dos equipamentos em aparente estado de abandono, além da preocupação com o acumulo de água que poderia se transformar em ambiente de criação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e do vírus Zika.
Durante a reunião, os diretores de relações governamentais da Rumo ALL, Emanoel Tavares Costa Júnior e Marcelo Rodrigues, informaram sobre o cronograma de trabalho que está sendo executado. Conforme disseram, a operação de retirada dos vagões do pátio até as oficinas envolveu colaboradores e equipamentos como locomotivas, veículos rodoviários e maquinários, movimentando várias áreas na operação para o recolhimento dos vagões. A remoção foi concluída na terça-feira (16) e foram recolhidas 100 toneladas de sucatas e 1.000 dormentes. “A oficina já estava condicionando os vagões, mas, devido mudanças estruturais, a movimentação ficou comprometida, atrasando o recolhimento e gerando transtornos operacionais”, explicaram.
Segundo o secretário João Leandro, as ações da concessionária da ferrovia avançaram bastante nesses dias e, agora, se espera a limpeza do local. “Estamos acompanhando de perto todos os serviços realizados”, garantiu.
O cronograma proposto pela Rumo ALL prevê, ainda, a verificação e recuperação dos alambrados danificados de áreas invadidas, além do serviço de roçagem.
O secretário de Negócios Jurídicos, Maurício Jorge de Freitas, garantiu que, pessoalmente, manterá vistorias na área para certificar-se de que o cronograma está sendo cumprido.
