Ruas do ‘Quintais do Imperador’ começam a ganhar asfalto

Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br

As vias já começam a ganhar um visual bem diferente dos lamaçais provocados pelas chuvas, ou da poeira, comum no período de seca.

Por muitos anos, o aposentado Elias Siqueira Rodrigues teve de andar cerca de três quilômetros de madrugada para poder pegar o próprio carro e se deslocar até o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, onde trabalhava. A caminhada se repetia toda tarde, quando retornava do trabalho, e o sacrifício se estendeu por 22 anos, em razão das condições precárias da rua Celso Machado Araújo, no bairro Quintais do Imperador, onde construiu sua casa, que não permitia que ele chegasse com o veículo até sua garagem.
Na manhã desta terça-feira (10), Elias acompanha do portão de sua casa a movimentação de homens e máquinas que trabalhavam na preparação da rua para receber o tão aguardado asfalto. “É um sonho. Depois de tantos anos, de tantos pedidos, o asfalto chegou. Além de valorizar nossas propriedades, põe fim a esse martírio que é o barro e a poeira”, afirmou o aposentado.
A rua Benedito dos Santos, no mesmo bairro, já está em boa parte coberta pela cor preta do asfalto, deixando os moradores satisfeitos com o novo visual. “Sem dúvida muda para muito melhor a qualidade de vida dos moradores, principalmente dos idosos e das crianças”, comenta o construtor Antonio Pena, que já tem uma casa e está construindo outra naquela via.

As obras de pavimentação nos bairros Quintais do Imperador I e II atendem as ruas Carlindo de Almeida, Catarina Pegoretti, Felício Camargo, Jairo Marins, João Queiroz, Miguel Penteadouro, Nátale Pasqualine, Orlando Rodrigues Pacheco, José Vieira Rodrigues, Waldomiro Euzébio de Camargo Barros, Maximiano Domingues da Silva, Oswaldo de Abreu, Antonio Caruso, José Carlos do Nascimento, Arnaldo Denardi, Nicola Mastrogiovanni, Maria Eugênia Francisco, Emiliano Ramos e Rua Quinze.

Os serviços estão sendo viabilizados por meio de financiamento obtido pela Prefeitura junto ao Governo Federal, na segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no valor total de R$ 9.294.554,26, e conta com contrapartida da Prefeitura, de R$ 710.601,95.

A Semob informa que, conforme consta nos editais de contratação, após a entrega de cada obra, a respectiva empresa responsável pela execução do serviço tem que dar garantia de cinco anos por eventuais problemas que venham acontecer.

Tags:,