“Rua do Samba Paulista” chega a Sorocaba

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Evento gratuito terá seminário e roda de samba

Neste sábado (dia 18), o projeto “Rua do Samba Paulista” estará pela primeira vez em Sorocaba. Pela manhã, a partir das 10h, ocorre o seminário “100 anos de Samba” na sede do Momunes (Movimento das Mulheres Negras de Sorocaba), no Jardim São Marcos. A partir das 14h será realizada uma autêntica roda de samba, na quadra esportiva da Vila Melges. As atividades são gratuitas.

Iniciativa do Instituto Cultural Samba Autêntico, o projeto é realizado desde 2002 em São Paulo e visa contribuir para o resgate, promoção, divulgação e preservação do samba paulista, por meio da realização de ações e atividades de caráter sociocultural, tendo como referência a realização de uma autêntica roda de samba.

O público-alvo é o de crianças, jovens, adultos e idosos, amantes e admiradores do samba, pesquisadores, estudantes e sambistas, que têm a oportunidade de se encontrar com músicos e compositores, com a velha e a nova guarda do Samba Paulista.

Em Sorocaba, “Rua do Samba Paulista” tem o apoio da Prefeitura, por meio do Núcleo de Pesquisa e Formação Cultural da Secretaria da Cultura (Secult), do Momunes, do Panela do Samba, da Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias, da Organização Social Abaçaí Cultura e Arte e da Secretaria de Estado da Cultura.

Programação

O seminário “100 anos de Samba” reunirá, a partir das 10h, representantes de escolas de samba, como Bruno (Estrela da Vila), João de Paula (28 de Setembro), Mestre Dadinho (Camisa Verde e Branco), além do representante da Secretaria de Estado da Cultura, Jamil Scatena, a cantora e pedagoga Ilcéi Mirian, e o professor Edson Jesus (Unicid). O evento é aberto ao público. O Momunes está localizado na Rua Orestes Ângelo Colo, 62, no Jardim São Marcos.

À tarde, a roda de samba terá a presença do Mestre Dadinho (Velha Guarda Musical do Camisa Verde e Branco), Projeto Semente, Julinho Simpatia, Panela do Samba, Ilcéi Mirian e Dança Afro Abayomi’n. Os artistas vão exaltar o samba de São Paulo, com a apresentação da obra de compositores consagrados e de talentos da jovem guarda.

A quadra esportiva está localizada no final da Rua Humberto Del Cistia com a Rua Antônio Fausto, ao lado do Centro de Educação Infantil “Olga Chibau Fornaziero” (CEI-52), na Vila Melges.

Tags:,