Roteiro Educador 2015 começa levando estudantes ao zoo

 

Cerca de 700 estudantes visitam hoje e amanhã importantes pontos da cidade

É incrível o quanto a percepção de uma criança pode mudar, dependendo do quanto ela é estimulada a perceber o mundo ao seu redor. E foi isso que aconteceu na manhã desta terça-feira (7) durante a primeira edição 2015 do projeto Roteiro Educador, da Secretaria da Educação (Sedu), que levou noventa alunos da Escola Municipal “Professor Basílio da Costa Daemon” ao Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”.

Há muito já não bastam as paredes das salas de aula e levar a criança a explorar o conhecimento tornou-se uma importante ferramenta de aprendizado. “O aluno conhece e reconhece aquilo que lhe é oferecido na escola e depois, de volta, pode desenvolver sua potencialidade com o auxílio do professor”, conta a gestora de Desenvolvimento Educacional da Sedu, Valdirene Aparecida Nóbrega Antunes.

Até esta quarta-feira (8) serão quase 700 estudantes da rede municipal de educação em visitação a importantes pontos da cidade. Criado em 2007, o Roteiro Educador se atualizou e, hoje, não mais coloca aos professores os locais que devem visitar. Por conta justamente das necessidades que observa no ambiente de atuação, agora é o professor quem decide onde levar os seus alunos. “Precisamos respeitar esse conhecimento, a realidade que cada um vivencia e, assim, dar a melhor resposta à proposta educacional que é desenvolvida de acordo com cada turma”, reitera Valdirene.

 

De A a Z

Isabelle com “s” e com “z”; Alysson, Matheus, com ou sem “h”, Rayane e tantos outros personagens pedem direito a voz quando se pergunta o que foi aprendido. Mas é na timidez de Daniel e da esperteza de Andrielly, ambos na altura de seus sete anos, que vem a resposta: não se pode dar qualquer alimento aos bichos do zoo.

E teve muito mais, indicam aqueles que se juntaram ao redor da dupla: “tem o cocô da anta, que é o jardineiro da mata”, conta um enquanto, em coro, outros manifestam certa repulsa. “Mas é importante”, justifica outro.

Mais próximos da realidade do cotidiano do zoológico, já que conseguem adentrar áreas restritas onde os bichos são cuidados, ou onde toda a alimentação é preparada de acordo com cada espécie, a garotada se entusiasma em responder aos monitores do “Quinzinho de Barros”. Hábeis na abordagem dessa turma cheia de energia, as “tias” não perdem o fio da meada de modo algum e engatam orientações acerca do ecossistema com comportamento cidadão. E a galera vai no ritmo, discutindo os assuntos e aproveitando a oportunidade: “a gente aprende que não pode fazer muita coisa e que tem que respeitar os animais”, reforça Andrielly.

No Roteiro Educador, os espaços têm como característica uma relação histórica e sociocultural com o município. São locais como o Parque da Biquinha, o Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, a Biblioteca Municipal e o Quilombinho, além do Tour das Árvores e até mesmo o aeroporto local, que recebem os estudantes para uma aula ao vivo e em todas as cores.

Junto com a E.M. “Professor Basílio da Costa Daemon”, também participam desta primeira edição as escolas municipais “Zilah Dias de Mello Scherepel”, “Professor Luiz Almeida Marins” e “Edward Frufru Marciano da Silva”. Assim como outros sete Centros de Educação Infantil (CEI): 101 – “Leonilda Cruz Maldonado”, 02 – “Professora Marina Grohmann”, 11 – “Dona Tercilla Freire”, 39 – “Sha´ar Hanegev”, 25 – “Jorge Frederido Scherepel”, 10 – “Eglantina Rocco Perli” e 88 – “Vera Apparecida Guariglia dos Santos”. A visitação acontece tanto pela manhã, quanto à tarde.

 

Tags:, , , , , , ,