Roseiral do Jardim Botânico está recebendo a sua poda de inverno

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Está é a melhor época do ano para fazer podas em roseiras

O roseiral do Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” está recebendo a sua poda de inverno pela equipe de jardinagem da Prefeitura de Sorocaba. O método estimula o crescimento das plantas, além de aumentar a sua floração na primavera. O serviço é feito desde a última quinta-feira (2) e deve durar pelo menos até sexta-feira (10).

De acordo com Reginaldo Luís de Oliveira, técnico agrícola da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), as rosas devem receber esta poda drástica nesta época do ano, pois é o período em que elas estão em estado de dormência e possuem menos flores.

A poda drástica é feita anualmente. “A cada ano, podamos um pedaço menor da planta. Este trabalho é feito num ritmo lento. Até formar um pé robusto das roseiras leva-se alguns anos”, explica Camila Alvares, técnica ambiental da Secretaria do Meio Ambiente.

A equipe de jardinagem está fazendo também a poda de limpeza, retirando ervas daninhas, arejando a terra, além de estar adubando e fazendo a calagem do solo, que é o procedimento de correção de acidez e disponibilização de nutrientes.

Já a manutenção do espaço é realizada semanalmente, quando os funcionários do Jardim Botânico visitam o local para verificar se as rosas sofreram ataque de insetos ou fungos e remover ervas daninhas, flores murchas e galhos secos das plantas.

Entre as características, as rosas não gostam de muita água. No inverno, deve-se irrigá-las duas vezes por semana. Já no verão, pode ser todos os dias. Tudo isto deve ser feito por volta do meio-dia, pois se a roseira fica muito úmida ocorre a proliferação de fungos, o que acaba matando a planta. As espécies também precisam de bastante sol, sendo, no mínimo, sete horas por dia.

Camila Alvares ainda explica que a ideia neste momento é revitalizar o roseiral do Jardim Botânico. “Vamos adquirir novas variedades de rosa para plantarmos aqui até o final deste ano”, afirma. Além disso, será implantado um sistema de irrigação e drenagem. As mudas também estão sendo cadastradas de acordo com a sua variedade.

O roseiral do Jardim Botânico possui o formato de um sol, com doze raios e abriga vinte variedades de rosas, desde as mini rosas até rosas híbridas. Entre elas estão: Cristian Dior, Intermezzo, Maizer Fastmacht, Old Time, Silver Star, Traviata, Blue Bajon, Centenaire de Lourdes, Inocência, Yellow, Caribe e Jack Frost.

O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, e está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações.

Tags:,