Encontro acontece na Sociedade Amigos de Bairro do Jardim Josane e é aberto ao público; não é necessário se inscrever
Uma roda de conversa sobre direitos das mulheres e igualdade de gênero será realizada na próxima quarta-feira (16), às 14h, na Sociedade Amigos de Bairro do Jardim Josane (Avenida Dom José Melhado Campos, 400). O bate-papo é fruto de uma parceria entre o Centro de Saúde do bairro Aparecidinha e o Centro de Referência da Mulher (Cerem). Não é necessário se inscrever antecipadamente. No espaço, cabem aproximadamente 100 pessoas.
De acordo com a agente comunitária de saúde, Rosangela Ribeiro, a ideia de promover o encontro teve como premissa o fato de março ser um mês em que muitos assuntos discutidos trazem a mulher como protagonista. “É a primeira vez que faremos algo com essa temática. Do mesmo jeito que conscientizamos a comunidade sobre outros assuntos, isso também tem que ser tratado”, diz, acrescentando que a violência sofrida pelas mulheres também será pauta da conversa.
O bate-papo será mediado pela coordenadora do Cerem, Paula Andrea Vial Silva. Nesta semana, aliás, em evento realizado no CEU das Artes, no Parque das Laranjeiras, ela chamou a atenção para o fato de ainda haver desigualdade de gênero. “Esse dia (de igualdade) ainda vai chegar”, acredita. Também comentou que, quanto mais a violência sofrida for denunciada, menos mortes de mulheres serão registradas.
Em Sorocaba, o Cerem faz um trabalho integrado às delegacias de polícia, fórum e Vara Especializada em Violência Contra a Mulher, com os objetivos de construir o conhecimento dos direitos e entendimento a respeito das relações de gênero. Por isso, Rosangela tem uma boa expectativa em relação ao encontro do dia 16. “Já estamos divulgando nas casas, espero que o pessoal se interesse”, afirma, informando que homens também podem participar. “Se (eles) participarem só vai fortalecer a conversa”, enfatiza.