A Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury” sediará nesta quarta-feira (dia 28), às 19h, mais um encontro da Roda de Conversa sobre Cultura. Desta vez o tema será “Economia Criativa”. O evento é gratuito e aberto ao público.
Promovidas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), as conversas têm por objetivo recordar os contextos históricos de cada área, qual seu divisor de águas, seu legado, a cena contemporânea e um vislumbre do futuro como forma de realizar um registro qualitativo da Cultura em Sorocaba.
O encontro terá as participações de Renata Braga, da Gávea Empreendimentos Culturais; Samantha Alves Silveira, da Carlos Madia Produções; Flávio Melo, da Rariz Cultural; Cristina Delanhesi, presidente do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS); e Caio Cesar, turismólogo e autor do projeto Corredores Criativos de Sorocaba, que será o mediador da roda.
O segundo ciclo de Conversas ainda debaterá ao longo das semanas: “Cultura e Educação”, dia 29; “Movimento LGBT”, dia 3 de novembro; “Patrocínio Cultural”, dia 4; e “Cultura e Meio Ambiente”, dia 5 de novembro.
A Biblioteca Infantil Municipal está localizada na Rua da Penha, 673, no Centro. Mais informações sobre as Rodas de Conversa podem ser obtidas pelo telefone (15) 3212.7082 ou pelo e-mail secult@sorocaba.sp.gov.br[1]
Sobre o processo
As Rodas de Conversa estão sendo todas gravadas e os registros arquivados em versões integrais e com recortes, material este que fará parte do Sistema de Informações e Indicadores Culturais. Este sistema é o conjunto de instrumentos de coleta, organização, análise e armazenamento de dados a respeito da realidade cultural do município. A partir dos dados que serão levantados – qualitativos e quantitativos – a Secult alimentará os indicadores que sinalizarão as ações e estratégias que serão definidas na Conferência de Cultura para o Plano Municipal de Cultura.
Além das Rodas de Conversa, a Secult também fará o levantamento qualitativo de dados por meio da gravação de vídeos individuais, com diversos personagens importantes da cena cultural sorocabana, e pelo registro textos que serão escritos por colaboradores das áreas da cultura. O levantamento quantitativo dos dados será feito por meio da plataforma do Mapeamento Cultural de Sorocaba (cultura.sorocaba.sp.gov.br/mapeamento) que já está no ar.
Após o levantamento de dados, a Secult realizará a 5ª Conferência Municipal de Cultura, com reuniões setoriais e discussões territoriais sobre a cultura no município. Na Conferência, serão traçadas as diretrizes que farão parte do Plano Municipal de Cultura, documento que será elaborado pela Secult e pelo Conselho Municipal de Política Cultural, delineando as ações e metas para a área pelos próximos dez anos.